O Projeto Escola de Futebol
Por: rodrigofonsec • 24/11/2021 • Projeto de pesquisa • 1.659 Palavras (7 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4] [pic 5]
PARA: PREFEITURA DE MATÃO
DE: SÃO LOURENÇO FUTEBOL CLUBE
RESPONSÁVEL: RODRIGO ANDRADE FONSECA
TELEFONE PARA CONTATO: 16-99391-8210
ASSUNTO: APRESENTAÇÃO DE PROJETO SOCIAL
TIPO DE PROJETO: ESCOLA DE FUTEBOL DE CAMPO
1 - APRESENTAÇÃO
O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Lei Federal nº 8.069/90, tornou-se um verdadeiro instrumento alavancado de avanços sociais por assegurar uma política de atendimento dos direitos da nossa infância e adolescência. Nesta perspectiva, ela preconiza no bloco dos seus direitos fundamentais, Art.4º o direito a educação, a cultura, ao esporte e ao lazer.
O instrumento ainda aprofunda nos artigos 58º e 59º, o dever do Poder Público de assegurar a destinação de recursos e espaços para programações culturais e esportivas e de lazer voltadas para a infância e adolescência; por outro lado do ECA reza que no processo educacional devemos respeitar valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo a estes a liberdade de criação e o acesso ás fontes de cultura.
No âmbito do um pacto federativo, os municípios devem dispor dos meios necessários para promoção da educação, cultura, esporte e lazer, haja vista o desempenho de alguns indicadores sociais, tais como os índices de evasão escolar e de problemas no âmbito da violência intra e extrafamiliar.
2 - JUSTIFICATIVA
O processo de democratização possibilitou a implementação de projetos criativos por parte de iniciativas não governamentais. Todavia, parcerias com o Poder Público e entidades de Direito Privado se fazem necessárias onde se viabiliza um assessoramento técnico para se garantir auto-sustentação das instituições não governamentais.
Neste contexto, o SÃO LOURENÇO FUTEBOL CLUBE, situado no Município de Matão/SP, com atuação em todo território nacional, constituída de sócios que abraçam a causa, tem por missão desenvolver programas na óptica da formação de Atletas Profissionais.
Face ao exposto, viabilizou-se a elaboração de um projeto que atendesse a demanda de muitos jovebs atletas que veem no esporte uma oportunidade Profissional e também de se verem lonje do uso de drogas e do ócio. Surge então a Escola de Futebol do São do SÃO LOURENÇO FUTEBOL CLUBE, que não cobra nenhum valor dos Assistidos.
Quanto á dinâmica da instituição, ela já desenvolve atividades que merecem destaque tais como: Treino semanal de um Time de Fubebol con atletas de 16 a 20 anos, Participação na São Paulo Cup realizada pela Liga Paulista de Futebol.
Dentre as iniciativas tomadas, vale ainda ressaltar a parceria firmada com alguns Clubes de Futebol que acompanham os jogos e treinos a fim de avaliar os jogadores com o objetivo da oportunidade de Atuação Profissional.
Portanto, para que o SÃO LOURENÇO FUTEBOL CLUBE dê continuidade as suas atividades se fazem necessárias à operacionalização de um plano de trabalho, que consiste em mobilizar recursos da Iniciativa Privada atraves de doações e garantir o local de treinamento.
3 - OBJETIVOS GERAIS
Contribuir para a formação integral de adolescentes, reafirmando-os com cidadãos através do futebol, tendo consciência e prática, da auto-responsabilidade e atuação na sociedade como um todo.
3.1 - ESPECÍFICOS
- Implantar núcleos esportivos nos municípios;
- Formar atletas nas categorias de base;
- Melhorar o índice de aproveitamento escolar;
- Estimular a mudança de hábitos e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias, envolvendo-as numa estreita relação escola e comunidade;
- Proporcionar serviços especializados de apoio psicossocial ás famílias beneficiadas pelo projeto;
- Oportuniza atividade socio-educativos aos jovens, retirando-os da ociosidade;
- Oferecer formação técnica da modalidede esportiva Futebol para a formação Atletas Profissionais.
4 - METAS
O projeto visa firmar o compromisso de convênio com instituições diversas, visando assessorar entidades comunitárias que lidam com atividades socioeducativas, artísticas, culturais e esportivas.
Capacitar e treinar 150 adolescentes de 16 a 20 anos de idade por projeto.
Viabilizar a promoção de palestras, seminários e cursos semestrais voltados para o interesse do grupo de atletas.
5 - PÚBLICO ALVO
Adolescentes na faixa etária de adolescentes de 16 a 20 anos de idade, regularmente matriculados na rede pública de ensino, que pretendem ser Jogadores de Futebol Profissional.
6 - METODOLOGIA
O desenvolvimento do projeto acontecerá em especificadas:
...