CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHAREL
Por: Bruni Cintia • 1/5/2021 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA -
BACHAREL
CINTIA BRUNI 8066288
PORTFÓLIO
PREPARAÇÃO FÍSICA GERAL
POLO VITÓRIA
2021
Caro tutor, Servio Antonio Bucioli, escrevo esta carta para lhe contar sobre a importância de
aprender os Princípios Científicos do Treinamento e de aplicar esses conteúdos em minha
prática profissional, pude perceber, durante o estudo, que esses princípios são a base para atuação do profissional de educação física, pois, além da compreensão de que cada indivíduo é único, eles direcionam o trabalho do professor, tornando-o mais eficiente na obtenção dos resultados.
Iniciando pelo princípio da individualidade biológica pude entender que esse é o ponto de partida para nossa atuação, pois é desse conhecimento que entendemos que não podemos tratar as pessoas da mesma forma, cada indivíduo precisa ser percebido como único, pois pessoas diferentes respondem de forma diferente ao mesmo estímulo proposto, sendo assim, cabe ao educador o planejamento de uma estratégia de treinamento que atenda as necessidades e objetivos de forma individual.
Seguindo o entendimento, o princípio da adaptação proporciona o conhecimento que nosso corpo busca sempre a homeostase, dessa forma, irá sempre buscar se adaptar a qualquer estímulo proposto, por isso é preciso se atentar a um bom planejamento e ao tipo de excitação muscular e, claro, entender a diferença entre os estímulos.
Os estímulos débeis, por exemplo, não provocam mudanças, já os estímulos médios apenas excitam os músculos, enquanto que os estímulos médios fortes provocam alterações e os estímulos muitos fortes são danosos, estressantes para os músculos.
Também é preciso se atentar aos tipos de estresse que o indivíduo pode sofrer como: o estresse físico (metabólico), o bioquímico (fisiológico) e o mental (psicológico).
É preciso, ainda, Tutor, que o profissional se atente as fases de adaptação, para não levar o aluno/atleta a uma exaustão, a primeira fase é a de alarme, choque que são as primeiras dores, já a segunda fase é da resistência, adaptação que consiste na adaptação ao estímulo, enquanto a terceira fase é a de exaustão, cansaço em que se permanece por muito tempo no mesmo treinamento ou excede na quantidade de treino.
Dando continuidade, aprendi sobre a importância do princípio da sobrecarga. Nesse ponto, o profissional precisa aplicar técnicas para driblar o mecanismo do corpo, que busca sempre estar em homeostase, precisa, portanto, de um planejar um treino corelacionamento tempo, volume e intensidade.
Seguindo em frente, aprendi sobre o princípio da continuidade, é ele que garante que as mudanças obtidas serão duradoras, se não houver constância nos treinos, todo o trabalho será em vão, uma vez que o organismo responde aos estímulos fornecidos.
Para auxiliar ainda mais o profissional, temos o princípio da especificidade, esse orienta o professor quanto aos métodos para mais eficazes a serem aplicados para o tipo de treino estabelecido, assim, o objetivo se torna mais alcançável, claro, respeitando o princípio da individualidade biológica que está diretamente ligada a esse princípio.
Aprendi, também, Tutor, que não basta apenas à prescrição de um bom treino, é preciso variar também no tipo treinamento, visando tanto o psicológico do aluno, que pode decair no rendimento devido à monotonia, como também o desenvolvimento muscular, que será maior e mais eficiente mediante a exposição a vários estímulos diferentes, nisso temos o princípio da variabilidade.
...