Crescimento e Desenvolvimetno Motor
Por: malakaxo • 30/11/2015 • Dissertação • 527 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9]
Resumo sobre a entrevista destacando o que mais te chamou a atenção.
Folha de São Paulo – 11 de setembro de 2012
'Estamos criando analfabetos motores'
Educador físico voltado à formação de atletas analisa limitações de crianças superprotegidas
IARA BIDERMAN
Rigolin não só demonstrou o papel de cada educador mencionado nesta entrevista, tenha ele um vínculo parental ou não com a criança, como também citou falhas involuntárias dos mesmos. A geração de analfabetos motores referida por Rigolin são analfabetos antes mesmo de saberem ler, escrever ou até mesmo andar, isto porque o desenvolvimento de habilidades físicas deve ser influenciada logo após o nascimento. Não tratamos aqui de um analfabetismo verbal ou escrito, mas a ausência de um mundo fundamental para bebês, crianças e adultos, onde machucar o joelho e até mesmo ignorar os instintos naturais de salvar um bebê de uma queda, pode abrir as portas para que ele seja um brilhante atleta. O mais interessante do texto é que, em poucas vezes neste mundo, a classe social A e B pode ser um dos fatores para distancia-lo do mundo de inteligência motora.
Responder a seguinte questão: Por que, na sua visão, o professor de Educação Física precisa conhecer e entender as fases de desenvolvimento de habilidades da criança, adolescente e adulto, para atuar na sua prática cotidiana de professor?
Na minha visão, o período mais propício para que a criança não tenha a supervisão dos pais e, além disto, possuírem um certo gosto pelo esporte, é a Aula de Educação Física. Quem já foi criança sabe a alegria da maioria ao saber que a próxima aula após Química por exemplo, é a de Ed. Física. Assim, é um papel obrigatório do educador de motivar a atividade, o alfabetismo motor neste período. Entender o próprio papel em sua profissão é fundamental para quem necessita dele, e atividades físicas não são uma necessidade apenas infantil, mas uma necessidade para a vida inteira.
[pic 10][pic 11]
Resumo sobre o texto explicando com suas palavras as três fases de aprendizagem motora, como se dá cada fase e suas principais características.
Os estágios propostos pelos autores Adams, Fitts & Posner e Gentile, se referem à uma sucessão de experimentos, falhas e aprendizagens na execução da sua própria habilidade motora. O primeiro estágio denominado Verbal Cognitivo desempenha um papel de primeiro encontro com o indivíduo. A falta de total experiência torna a mente não passível de dedução lógica para a execução de um movimento, propiciando a falha ou o sucesso que serão analisados mentalmente pelo próprio indivíduo, gerando uma série auto questionamentos onde tomarão merecidamente total atenção de suas concentrações. O segundo estágio é consequentemente o abandono dos autos questionamentos e a experiência de realizar os padrões de movimento deduzidos como um sucesso do estágio anterior. O indivíduo neste estágio batizado de motor tem a capacidade de associar e executar com mais precisão os movimentos. O terceiro e último, estágio autônomo¸ é finalmente o fluxo voluntário de suas habilidades motoras e até mesmo a inspiração para criar novos. Passados os 3 estágios, resta-nos entender que a própria confiança nasce de suas próprias experiências.
...