EFF 336F - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS V – VOLEIBOL
Por: Breno Gonzaga • 27/8/2019 • Trabalho acadêmico • 707 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CAMPUS DE FLORESTAL
EFF 336F - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS V – VOLEIBOL
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Escola: Universidade Federal de Viçosa
1.2 Turma: Licenciatura em Educação Física – 6° período
1.3 Local: Ginásio
1.4 Horário: 19:20 ás 21:20
1.5 Nº de alunos: 14
1.6 Data: 23/08/2019
1.7 Conteúdo: Controle de corpo: posturas e movimentações.
1.8 Materiais: Garrafas Pet, Cordas, Giz, Folhas de Papel.
1.9 Metodologia: Recreativo
1.10. Discente regente: Igor Vitor Silva de Paula - 3099
2 OBJETIVOS DA AULA
2.1 Geral: Trabalhar o lúdico na apresentação do controle de corpo no voleibol.
2.2. Específico: Vivenciar várias brincadeiras no voleibol: por competição, coletivo, e em espirito de equipe.
Realizar as brincadeiras como em um ambiente de competição.
3 APRESENTAÇÃO
3.1 Explanação dos objetivos da aula (PARTE TEÓRICA)
3.2 Controle de Corpo: O controle do corpo é um dos principais pontos para se desenvolver características que o favoreça no jogo ou apenas na pratica como lazer. Isso envolve o saber se mover em quadra, mudar de direção rapidamente, trocar a base de defesa para uma eficácia em manter o equilíbrio. Esses são pontos cruciais para que se obtenha um melhor desempenho em quadra. Podemos reparar que os melhores jogadores conseguem se mover em quadra, ter troca de pernas, ritmo e coordenação e que com isso adicionado ao seu talento acaba resultando em jogadas sensacionais.
4 AQUECIMENTO/ ALONGAMENTO
4.1 Duração: Aproximadamente - minutos.
4.2 Nome da atividade: Salve-se com um abraço.
4.3 Descrição da atividade: Os participantes deverão ficar espalhados dentro do espaço marcado e o professor escolher uma pessoa para ser o pegador. Ela deve correr atrás dos outros para tentar pegá-los enquanto eles fogem, e para que os fugitivos impeçam o pegador de encosta-los poderá abraçar um colega ficando então protegidos do pegador. Quem é encostado pelo pegador sozinho, passa a ser o pega.
5 PARTE PRINCIPAL DA AULA
5.1 Duração: - minutos
5.2 ATIVIDADE 1
5.2.1 Nome da atividade: Cabo de Guerra.
5.2.2 Descrição da atividade: Os participantes separados anteriormente continuarão com o mesmo grupo, onde deverão disputar força e agilidade com a equipe adversaria. Assim que dividir os participantes e eles estiverem enfileirados, poderão começar a puxar a corda ao comando do professor. A primeira equipe que conseguir puxar os adversários para frente da linha central será a equipe vencedora.
5.3 ATIVIDADE 2
5.3.1 Nome da atividade: Guerra Individual
5.3.2 Descrição da atividade: Os alunos deverão ocupar o circulo demarcado pelo professor, e os mesmos receberão duas pontas das cordas que estarão entrelaçadas entre si, ao comando do professor os alunos irão puxar as pontas com o objetivo de desequilibrar, derrubar ou tirar os colegas do círculo demarcado que cada um ocupa. Ganham aqueles que dentro do tempo consigam permanecer de pé dentro do círculo.[pic 2]
5.4 ATIVIDADE 3
5.4.1 Nome da atividade: Circuito Maluco
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