Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada
Por: luciana191213 • 17/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.385 Palavras (6 Páginas) • 346 Visualizações
Wallace Thiago Silva Matos
8014924
Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada
PROJETO DE PRÁTICA
Como ensinamos e Aprendemos
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antônio Eduardo Ribeiro
Batatais
2019
1 - Nome do local
Academia Movimento
2 - Realize a observação de uma aula e descreva os seguintes itens:
A). Início da aula.
A aula é iniciada com uma sessão de alongamento que auxiliam o cadeirante na redução da sobrecarga e dores musculares que são frequentes para quem faz uso de cadeira de rodas para se locomover.
Em seguida o professor elaborou um aquecimento sentando em uma bola suíça para ficar na altura da cadeirante e usou uma outra para iniciar uma interatividade de arremesso frente a frente com a aluna.
B). Duração.
O treino durou cerca de 50 minutos distribuídos entre alongamento, aquecimento e treino efetivo.
C). Quantidade alunos com e sem deficiência.
A academia possui por volta de 600 alunos divido entre treino de musculação, natação e aulas de lutas. Na musculação tem apenas 1 aluna com deficiência física motora matriculada.
D). Tipo de atividade realizada, e como pedagogicamente foi realizada a atividade.
Foi realizado um treino de musculação para membros superiores com o intuito de elevar a autonomia da cadeirante em sua rotina, além de melhorar a qualidade de vida.
Foram passados os seguintes exercícios:
- Supino na máquina: 3x series de 15 repetições
- Remada fechada na máquina: 3x series de 15 repetições
- Exercício especifico para ombro e tríceps com halteres: 3x series 15 repetições
- Rosca simultânea com halteres para a parte lateral do bíceps: 3x serie de 15 repetições
- Rosca individual na polia alta também trabalhando o bíceps: 3x de series de 15 repetições.
- Crucifixo na polia: 3x de 15 repetições
- Exercícios para as costas com o puxador alto atrás da nuca
- Abdominal com rotação de tronco utilizando o crossover: 3x series de 20 repetições
E). Qual o tipo de deficiência apresentada pelos alunos?
( ) Visual.
( ) Auditiva.
( ) Intelectual.
(X). Motora, física.
( ) Múltipla (descreva) ______________________
3– Dados pessoais
A). Idade: 24 anos
B). Sexo: ( ) Feminino ( X ) Masculino
4– Dados profissionais
A). Qual sua formação acadêmica?
( X ) Graduação.
( ) Especialização.
( ) Mestrado.
( ) Doutorado.
( ) Outros_ _____________________________________________________________
B). Há quanto tempo atua na área de Educação Física?
( ) Menos de 1 ano.
(X) Entre 1 e 5 anos.
( ) Entre 5 e 10 anos.
( ) Mais de 10 anos.
C). Em sua opinião, quais são os requisitos necessários para um professor de Educação Física poder incluir um aluno com alguma de Deficiência em suas aulas?
Segundo o professor os requisitos necessários na sua opinião é que acima de tudo tem de haver interesse e boa vontade do educador, pois o trabalho com um aluno deficiente requer mais esforço e dedicação por parte do educador. O professor ressalta ainda que os educadores têm que ter disponibilidade para estar sempre buscando informações e se atualizando para oferecer para o deficiente opções de treinamento físico que se adeque as suas limitações, mas que também seja dinâmico e prazeroso para que o aluno não desista de praticar atividade física.
D). Realize a descrição do que foi observado durante a aula, e também sobre o bate papo com o professor:
Foi observando o treinamento da aluna e percebendo a sua dificuldade em realizar determinadas tarefas ou movimentos, que notei a importância de adequar o exercício físico as limitações do portador de deficiência e ao mesmo tempo incluir uma atividade que agregue qualidade de vida a ela.
Uma outra particularidade é que devemos ter conhecimento do aluno, saber como ele se desenvolve, interagir com o mesmo. Observei isso durante a aula, uma interação entre o educador e a aluna, devido ao fato que eles desenvolvem esse trabalho já algum tempo é notável como a aula flui de forma natural e espontânea tornando a atividade para aluna algo prazeroso e para o educador satisfatório por realizar um trabalho que sabe que vai auxiliar a aluna em lidar com suas dificuldades diárias.
Outro ponto observado é o planejamento, essencial para garantir um trabalho adequado e de forma satisfatória, com um maior conhecimento e aperfeiçoamento. O professor é totalmente organizado em relação a isso, antes da chegada da aluna o educador já tinha toda aula planejada e cronometrada. O professor relatou que um bom planejamento do treino favorece a fluidez do treinamento e o aproveitamento total do tempo que o aluno dispõe.
Durante a observação da aula alcancei o objetivo da educação física que não se limita apenas como ferramenta para aquisição de habilidades, mas sim o quanto contribui para o desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo.
...