Educação Física e Esporte Escolar
Por: higinyfy • 25/10/2021 • Resenha • 388 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Quando se fala em educação física e esporte escolar com facilidade se faz o link entre atividades físicas e competição. A atividade física esta relacionada ao fato de colocar o corpo em movimento de alguma forma (seja ele caminhando, nadando, pedalando em outros). Já no esporte, o fator competição já se atenua rapidamente, pois em uma aula de educação física por exemplo, a primeira coisa que o educador vai passar são as “regras do jogo”. Dito isso, pode se afirmar que toda atividade física desenvolvida no âmbito esportivo está voltada a competição.
Ao entrar no entendimento da educação física escolar, sempre irá se deparar com discussões sobre o quão benéfico ou prejudicial é o esporte na escola. Os benefícios num contexto social giram em torno de melhorias da aptidão física, desenvolvimento intelectual. muitos pedagogos da educação física e do esporte defendem que a criança inserida no esporte aprende para a convivência social com outras pessoas, deve se obedecer determinadas regras e ter determinados comportamentos. Na contra mão dessas afirmações encontra se o fato de que as regras impostas pelo esporte de competição e de auto rendimento, transforma a criança em indivíduos acomodados, e condicionados a não questionarem ou pensar fora do contesto ao qual foram inseridos.
O que não se pode negar é que, não existe vida sem competição seja num sistema capitalista ou no socialista, no entanto o esporte oferece real oportunidade de aprendizagem de diferentes papeis sociais. Partindo do pensamento do autor, que um dos papeis do esporte escolar no nosso país é o de reproduzir e reforçar a ideologia capitalista de deixar o individuo obediente as suas normas e valores, fazendo o aceitar de forma natural a dominação e exploração, me faz pensar em como países socialistas como cuba, Rússia e china obtém tanto êxito em diversos esportes. Pois sabemos que nestes países o esporte é inserido no período escolar de forma muito rígida, as aulas formais na escola russa são pela manhã, mas todos os alunos praticam esportes como atividade extra curricular, na parte da tarde. Ou seja, independente da ideologia adotada, o esporte é sim uma ferramenta de transformação, mas deve se ter um equilíbrio na metodologia adotada, para que nem tudo se torne competição, ou do contrario o valor ensinado as crianças será de que apenas a vitória interessa a qualquer custo.
...