Expectativa de Vida x Qualidade de Vida: qual o papel do profissional de saúde nesse contexto?
Por: 282610 • 2/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.332 Palavras (10 Páginas) • 1.100 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Claudia Aparecida Alves Lopes
Matrícula: C73830-1 Turma: 04/EF4A13 Turno: Manhã
Aluno (a): Eduardo Luiz Santana do Ceo
Matrícula: C499FC-9 Turma: 05/EF5A13 Turno: Manhã
Aluno (a): Elias Santos Solianno
Matrícula: C590FE-2 Turma: 05/EF5B13 Turno: Manhã
Aluno (a): Juliana Rech
Matrícula: T45733-5 Turma: 05/EF5A13 Turno: Manhã
Aluno (a): Mariana Tavares de Almeida Franco
Matrícula: C645HC-0 Turma: 05/EF5A13 Turno: Manhã
Aluno (a): Rosana Cardoso Pandeirada
Matrícula: C50CBB-6 Turma: 05/EF5B13 Turno: Manhã
Aluno (a): Valter Queiroz
Matrícula: C7365I-6 Turma: 05/EF5A13 Turno: Manhã
TEMA: Expectativa de vida x Qualidade de vida: qual o papel do profissional de saúde nesse contexto?
ASSUNTO: Expectativa e qualidade de vida na terceira idade
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Medidas e Avaliações
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS
Investigar a importância do profissional de educação física para promoção de qualidade vida ao longo do processo de envelhecimento, com possível influência para a longevidade.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho pode estabelecer relações teóricas complementares entre a educação física e a qualidade de vida do idoso, tomando-se por base critérios para a promoção de saúde nessa faixa etária e aumento da longevidade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Atividade física como um fator de promoção de saúde
Partindo da ideia de que a maioria dos indivíduos nasce em boas condições de saúde e, com o passar do tempo, esse estado pode ser alterado por fatores externos e/ou genéricos, a saúde pública e, consequentemente, seus profissionais passam a agir para proporcionar a esses indivíduos uma melhor qualidade de vida. Percebe-se, portanto, que existem formas de retardar ou melhorar o quadro clinico dessas pessoas. É por esse motivo que a saúde pública reúne grupos de profissionais, incluindo o profissional de Educação Física, com o objetivo de atender as necessidades, melhorando ou resolvendo os problemas apresentados pela população.
A atividade física tem se mostrado uma alternativa eficaz na promoção da saúde , porém pouco aplicada na saúde publica que por sua vez desenvolveu o programa da saúde da família tendo como modelo de atenção a saúde ,e busca através da intervenção do profissional da educação física desenvolver métodos de proteção e recuperação da saúde. Diante dessas informações , vemos a importância do profissional de educação física pois o mesmo ira facilitar o trabalho proposto pelos programas do governo (QUINT, F.O; MATIELLO JUNIOR, E; MARTINEZ, J.F.N; BACHELADENSKI, 2005).
.
TENDÊNCIAS E FATORES NA EXPECTATIVA DE VIDA
Expectativa de vida é a idade máxima que uma pessoa nascida em um determinado período e lugar provavelmente viverá, considerando-se a idade atual e a saúde dessa pessoa.
Entretanto á influencias que podem contribuir diretamente na expectativa de vida da população como fatores externos do meio ambiente , doenças hereditárias ou adquiridas ao longo de sua vida .
ATIVIDADE FÍSICA: UMA INFLUÊNCIA NA LONGEVIDADE
Uma grande influência na longevidade é a preocupação com o ambiente em que a população se propõe a pratica da atividade física , com isso o profissional tende a se atentar com o desenvolvimento com tal atividade que possa melhorar a qualidade de vida de seus alunos , também sabendo orientá-los de que não adianta desempenhar atividades que lhes proporcionem o bem estar se o ambiente em que as tais atividades realizadas são desenvolvidas poluições do ar , da água e do solo são nocivas a saúde , e a esse bem que o exercício físico propicia .
Com isso a conscientização ambiental deve-se tornar como fator primordial para a qualidade de vida influenciando diretamente na longevidade da população .
RISCOS DO AUMENTO DE ATIVIDADE FÍSICA EM PESSOAS IDOSAS
“ defendendo a tese em que a atividade fisica e importante na longevidade da populução e que ela ajuda a aumentar a mesma, não vejo necessidade em destacar os riscos “
.
QUALIDADE DE VIDA
A cada década notamos que o ser humano vive mais e melhor, devido á uma serie de fatores que contribuem diretamente, tais como os avanços tecnológicos que facilitam o fácil acesso á informações e a conscientização de melhores hábitos de vida, priorizando uma alimentação saudável e a pratica de atividades físicas.
...