FATORES QUE INTERFEREM NA PERFORMANCE
Por: Andrey Guimarães • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Departamento Acadêmico de Educação Física
Curso de Bacharelado em Educação Física
Disciplina de Fisiologia do Exercício
RELATÓRIO DOS FATORES QUE INTERFEREM NA PERFORMANCE
Acadêmico: Andrey Valenga Guimarães
Trabalho apresentado na disciplina de Fisiologia do Exercício.
CURITIBA
2015
O corpo humano é uma máquina que produz energia, caracterizada pelo movimento. Para produzí-lo, nosso aparelho locomotor utiliza a energia disponível a partir da mobilização de vários órgãos e sistemas. Melhorar o condicionamento físico de um indivíduo significa principalmente melhorar sua potência energética. Esta potência energética relaciona- se diretamente dos sistemas fisiológicos que se adaptam à diferentes comandos, adquirindo benefícios específicos da prática regular das diferentes modalidades. O desempenho esportivo resulta, portanto da capacidade de melhorar tal potência energética. Os fatores responsáveis por este efeito são 3: influência genética, influência do treinamento e agentes ergogênicos.
É comum dizer-se que um indivíduo ja nasce um campeão, ou deve escolher bem seus pais. É evidênciado pela prática esportiva que a genética é um fator que muito interfere na performance, por mais que se possa investir em um atleta visando o alto rendimento, se ele não tiver uma herança genética favorável, o resultado nunca será compatível com o de um campeão. Estudos indicam que talvez até se possa imaginar a possibilidade de manipular genes favoráveis às habilidades esportivas específicas, criando, geneticamente, um verdadeiro “atleta ideal”. Em um futuro próximo, podemos considerar que a competição estará saindo das pistas ou dos campos para ter lugar nos laboratórios.
O treinamento talvez seja o fator mais determinante na performance do atleta, através de técnicas de avaliação física, as quais evoluíram sensivelmente, fornecem aos preparadores físicos e treinadores um diagnóstico preciso da aptidão física do atleta permitindo a elaboração de programas de treinamento “sob medida” para as necessidades individuais. Futuramente os diagnósticos serão mais precisos, com tecnologias sendo desenvolvidas que permitem visualizar os órgãos por dentro e como estão funcionando, certamente ajudará nos tratamentos para melhorar a performance do atleta.
Por fim, os últimos são chamados de agentes ergogênicos, os quais são recursos capazes de aumentar a produção de trabalho físico à custa de maior produção de energia. Os agentes ergogênicos podem ser: fisiológicos, nutricionais e Farmacológicos. O primeiro e o segundo são naturais, incluindo adaptação à altitude, dietas especiais, suplementos nutricionais, etc. Já os farmacológicos são ilícitos e caracterizam o doping.
REFERÊNCIAS
http://www.efdeportes.com/efd121/os-principios-do-treinamento-esportivo-conceitos-definicoes.htm Acesso em 23 ago. 2015.
...