TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores Que Interferem No Desenvolvimento Dos Seres Humanos

Trabalho Escolar: Os Fatores Que Interferem No Desenvolvimento Dos Seres Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  4.099 Visualizações

Página 1 de 3

Vários fatores interferem e influenciam no desenvolvimento dos seres humanos, pois necessitamos de aprendizagem para obter desenvolvimento, e essa aprendizagem é um produto de interação complexa em um processo de construção de habilidades e comportamentos que resultam de dois fatores sendo eles: Fatores internos e Fatores externos.

Fatores internos: São as condições biológicas do individuo, funcionamento cerebral, a capacidade de raciocínio lenta ou mais rápida, algum fatores biológicos são notados principalmente em prematuros, e outros que são observados após período neonatal, que são infecção do sistema nervoso central, trauma, hemorragias cranianas em crianças com distúrbio de coagulação. Alguns desses transtornos intelectuais que dificultam o desenvolvimento são: dislexia (erros sem padrão que ocorrem na escrita e na leitura), disortografia (onde os erros na escrita são sempre os mesmos), disgrafia( questão motora do corpo, letras ilegíveis) e várias síndromes como a síndrome de down.

Fatores externos: São as condições sociais e condições ambientais, ou seja, a sociedade (que implica na cobrança por um padrão de igualdade de estética e de padrão de condições financeira, então quem é bonito e tem dinheiro é aceito e admirado, mas se é pobre e ¨feio¨, sofre bulling por parte de pessoas superficiais e sem valores, pois hoje em dia a juventude é corrompida pelo consumismo sem freio. O bulling pode acontecer por vários motivos, por ser baixo ou alto, gordo ou magro, nordestinos, negros, enfim vários fatores em que o preconceito é nítido.

O desequilíbrio emocional, também ocorre dentro do contexto social, quando há problemas familiares, por condições financeiras precária, falta de condições básica de moradia, qualidade de vida baixa, carência afetiva, ambientes repressivos, ou seja a carência de recursos suficientes para uma vida digna, fazem com que se construa um ser sem auto estima, com dificuldades na socialização com outras pessoas, agressivos (pois não valorizam a família), tudo isso atrapalha na qualidade do ser humano e os progressos que ele pode alcançar durante sua vida. Tudo que interfere negativamente na vida ser humano leva a dificuldade de aprendizagem.

Existe também as dificuldades com os sistema de ensino proposto, e esses fatores ocorrem em volta do professor, a relação entre os alunos, os métodos de ensino e o ambiente escolar (pode ocorrer falta de maturação suficiente para tal método aplicado, ou antipatia, resistência ao método escolar de ser, podendo ser tradicional ou construtivista, isso leva ao desinteresse, e a aversão à matéria ou conteúdo, acarretando mais tarde uma certa ¨deficiência¨ sobre alguns assuntos), do qual chamamos de problemas de aprendizagem.

Por isso cada caso deve ser avaliado particularmente, incluindo na avaliação o entorno familiar e escolar, pois o desenvolvimento humano é um processo de construção de habilidades que resultam da interação entre as influencias biológicas, a história de vida e seu contexto sociocultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com