GRÁFICO 01: NÍVEL DE LACTATO EM CORRIDA DE 200 METROS.
Por: cleisonditos08 • 31/3/2016 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CLEISON SILVA DITÓS
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
CAMPO MOURÃO
2016
GRÁFICO 01: NÍVEL DE LACTATO EM CORRIDA DE 200 METROS.
[pic 2]
O gráfico acima expõe os níveis de lactato encontrados no sangue de dois indivíduos expressos em Milimol (mmol). Os testes iniciaram-se calculando o lactato de repouso de cada indivíduo, depois após cada corrida de 200 metros, corrida está realizada em intensidade moderada, respeitando a individualidade biológica de cada individuo. Depois se deu 05 minutos de repouso para cada individuo e após este tempo, aferiu-se novamente o nível de lactato e por último, a medida foi realizada após ambos realizarem um Sprint, corrida de alta intensidade.
O indivíduo 01 apresenta níveis baixos de lactato no sangue por ser atleta e estar mais bem preparado fisicamente nos quesitos de frequência cardiorrespiratória e recuperação muscular. O indivíduo 02 apresenta mais fibras musculares do tipo 2 (fibras de força), assim seus níveis de lactato no sangue aparecem maiores por não estar adaptado a atividades de resistência.
GRÁFICO 02: FREQUÊNCIA CARDÍACA EM CORRIDA DE 200 METROS.
[pic 3]
O gráfico acima expõe o nível de frequência cardíaca de dois indivíduos em uma corrida de 200 metros, corrida está realizada em intensidade média, respeitando a individualidade biológica de cada um. A primeira medida foi realizada com os indivíduos em repouso, após a retirada da medida em repouso foram realizados testes de 05 corridas de 200 metros, aferindo a frequência cardíaca após realizarem cada corrida. Após a realização das 05 corridas, retirou-se novamente a frequência com um tempo de recuperação de 05 minutos e por ultimo, realizou-se a medida de frequência dos indivíduos após a realização do Sprint (corrida em alta intensidade). A frequência cardíaca é calculada em batimentos por minuto (bpm) e foi realizada através de um monitor cardíaco.
O indivíduo 01 apresentou níveis menores de batimentos cardíacos por minuto do que o indivíduo 02, dado este explicado devido a ele ser um atleta, estar treinado para situações de resistência, de capacidade anaeróbia e apresentar maior números de fibras musculares do tipo 01 (fibras de resistência) do que o indivíduo 02, e este, apresentar maior quantidade de fibras musculares do tipo 02 (fibras de força) e seu tipo de treinamento é baseado em hipertrofia muscular.
...