Higiene e Socorros Urgentes
Por: ams1975 • 10/5/2017 • Projeto de pesquisa • 277 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1]
ALAUÁ MERCÊS DA SILVA - RA 1141001
Bacharelado em Educação Física
Higiene e Socorros Urgentes
Profa. Dra. Sueli Aparecida de Castro
Portfólio 7° Semana
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS
2017
Após o termino do militarismo, é dado a partida ao processo de democratização, com o eleições diretas para presidente, dando incentivo para o movimento sanitarista no Brasil, o direito a saúde não era um privilégio estendido a toda população, era concedida a trabalhadores que contribuía com o Instituto Nacional de Previdência Social.
Em 1986 ocorreu a VIII Conferencia Nacional de Saúde (CNS), com participação significativa de membros da sociedade civil organizada, classe médica e agentes sociais e políticos. Existia um clamor por mudanças do modelo privatista da época, para um programa universal, participativo e descentralizado.
O SUS (Sistema Único de Saúde), tem como proposta atende a grande parcela de Brasileiros em todo território nacional, aos que não tem acesso a planos de saúde e ao atendimento privado, uma má gestão na administração pública a burocracia, emperra o atendimento ao cidadão, instalações sucateadas, filas imensas no atendimento clínicos, população com centenas de milhões, classe política corrupta, emperra a engrenagem do projeto.
No entanto nem todas as áreas do SUS é um desastre, consegue atende de forma prestativa a distribuição de medicamentos de valores elevados, evolução nos transplantes, Oncologia e tratamento de Aidéticos.
Mesmo com suas falhas e carências, o SUS é peça fundamental no que envolve a prevenção e tratamentos de enfermidades que atinge a população.
Referência Bibliográficas:
http://oglobo.globo.com/opiniao/falhas-mostram-que-sus-padece-de-ma-gestao-13567999
http://sistemaunicodesaude.weebly.com/histoacuteria.html
https://www.youtube.com/watch?v=wsT9xCNBeX8
...