Incidência de Lesões no Handebol
Por: Edu Roll • 10/10/2016 • Abstract • 296 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
RESUMO
O presente estudo busca discutir, através de uma revisão bibliográfica, as manifestações das lesões que são mais incidentes no cotidiano do handebol. Procuramos caracterizar no decorrer do estudo a lesões incidentes, os tipos de lesões, os locais de maior incidência e quais as melhores formas de prevenção. As lesões se apresentam como qualquer agressão, ou dano que é causado por trauma físico que acontece em qualquer tecido do corpo. É muito comum as lesões serem causadas pela pratica do esporte, muitas vezes pela pratica errada ou pela falta de cuidado ao pratica-lo. Muitos praticantes ao sentirem dores ou desconfortos, não procuram a devido atendimento ou quando procurando acabam fugindo muito da orientação, isso irá agrava mais a lesão por não ser tratada da forma como deveria.
As lesões são identificadas por sete mecanismos que são: Contato, excesso de uso, sobrecarga dinâmica, falta de flexibilidade, desequilíbrio muscular, crescimento rápido e vulnerabilidade.
As lesões no handebol são causadas por alguns fatores como: fatores pessoais, fatores relacionados à modalidade e a fatores ambientais.
Os estudos demonstram que os atletas se lesionam em média de quase uma lesão por ano e o handebol hoje é classificado como o segundo esporte com maior índice de lesões, perdendo apenas para o futebol de campo.
Estudos também mostram que as lesões de ombro são as mais graves, pela quantidade do uso do ombro no esporte com passes, arremessões, e as demais jogadas que esta articulação é usada.
Em relação ao tipo de lesão as entorses são as mais frequentes, sendo que ocorrem mais vezes no momento do salto do atleta.
A prevenção de lesões esta vinculada ao bom treinamento e planejamento feito pelo treinador. Pois assim o atleta evita o risco de ter lesão, fazendo com que não fique fora de treinos e jogos.
Palavras-chave: lesões, incidência, esporte, handebol.
...