JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS RESUMO
Por: Waynna Macedo Dias • 14/11/2019 • Resenha • 3.375 Palavras (14 Páginas) • 475 Visualizações
JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Historia:
EVOLUÇÃO DO HOMEM
- Homo sapiens;
- Homo Faber;
- Homoludens;
GRÉCIA
- O jogo era uma ferramenta mais eficaz de aprendizagem do que o tradicional uso de repressões e violência;
- As crianças eram estimuladas com jogos que imitavam atividades sérias feitas pelos adulto como uma forma de prepara-las para o futuro.
ROMA
- preparo físico e na formação de soldados;
- Finalidade era formar um cidadão obediente e devoto;
- Doces e guloseimas eram confeccionados na forma de letra do alfabeto para estimular a escrita.
Houve a queda dos impérios Romano e Grego!
CRISTIANISMO (sec. II-XIV)
- Trazia uma educação mais disciplinada e inflexível;
- O interesse pelo jogo caiu;
- Os alunos eram submetidos a memorização de cadernos e aos dogmas da igreja;
- Os jogos eram considerados como embriaguez e atividades de prostituição.
- Este período coincide com a IDADE MÉDIA a qual foi denominada IDADE DAS TREVAS.
RENASCIMENTO
- Trouxe um novo olhar sobre o homem, no qual o corpo passou a ser objeto da ciência e da filosofia.
- A ginastica a dança e os jogos foram integrados aos currículos nos diferentes níveis de ensino.
- A brincadeira/jogo é conduta livre, que auxilia no desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo.
ROMANTISMO
- O jogo aparece como conduta típica e espontânea da criança.
- Considera o jogo sua forma de expressão.
SÉCULO XX
- Houve a expansão dos jogos na área da educação;
- Ouve o crescimento de revistas e jornais especializados na questão do jogo e da brincadeira;
- Organizações nacionais e internacionais e estudos e divulgação.
JOGO NA AMÉRICA
- Maior influência foi dos ASTECAS;
- Ouve contribuição dos indígenas.
Os jogos nas sociedades
Os jogos se manifestam de diferentes maneiras dependendo do contexto social em que estão inseridos.
A medida que o contexto social vai mudando com o passar do tempo os jogos assumem papeis diferentes.
O Brasil por ser um país com grande diversidade é comum ver jogos que possuem a mesma finalidade serem nomeados de formas diferentes, e dependendo da cultura em que aquele jogo estiver inserido pode ser considerado jogo ou não.
Ex: arco e flecha pode ser um brinquedo, porém na cultura indígena é usado como arma para caça e pesca ou defesa do seu território.
Conceitos de jogo, brinquedo, brincadeira, lúdico, ludicidade, recreação e lazer
JOGO
Para Kishimoto o jogo:
- Um resultado de um sistema linguístico que funciona dentro de um contexto social (cada contexto assume uma concepção de jogo. Ex: o arco e flecha)
- Compõem um sistema de regras: identifica uma estrutura que caracteriza a especificidade da modalidade em questão. Ex: xadrez e Damas, ambos são jogos de tabuleiro, mas possuem regras diferentes.
- Compõem um objeto, refere-se ao jogo como objeto. Ex: o xadrez se materializa nas peças, nos tabuleiros. O futebol e o futsal se materializam no local onde são praticados, campo ou quadra.
Pode estar na prova que o jogo por ser muito complexo pode não ter uma definição específica! Características do jogo:
- AUTOTELISMO;
- ESPONTANEIDADE;
- PRAZER;
- FALTA DE ORGANIZAÇÃO;
- LIBERAÇÃO DE CONFLITOS;
- SUPRAMOTIVAÇÃO
BRINQUEDO
O brinquedo está ligado a brincadeira e ao jogo, porém possui características que o difere do jogo.
1ª o brinquedo não tem um sistema de regras que organizam a sua utilização.
2ª pode ser confeccionado para atividade lúdica, pode ser qualquer objeto que tenha perdido a sua função de origem. Ex: uma garrafa de refrigerante.
O brinquedo sugere um mundo imaginário para a criança.
BRINCADEIRA
É a ação/ato de brincar durante o jogo.
LÚDICO
Manifestação do jogo. Para alguns autores a manifestação do lúdico ocorre no jogo, que tem sua essência no divertimento, prazer, agrado e alegria.
LUDICIDADE
Sentimento interno de prazer que o individuo tem ao realizar uma ação que gosta.
RECREAÇÃO
É vista por duas vertentes:
- Representa recreio, divertimento. Está direcionada ao objetivo de renovação e recuperação do trabalho.
- Nos dias atuais a recreação vem do sentido de realização de brincadeiras, especialmente para os públicos infantis.
LAZER
É o tempo livre que o indivíduo não está fazendo nenhuma obrigação (trabalho, estudos, religiosas...)
Existe a relação entre tempo e atitude.
CONCEITO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
É um área do conhecimento que sistematiza e desenvolve as manifestações da cultura corporal, como: ginástica, luta, dança, circo e esporte.
FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Fase sensório-motora
- Do nascimento até os 2 anos;
- São usados nesta fase os jogos sensório-motores ou jogos de exercício;
- Caracteriza-se pela repetição de gestos que a criança irá executar.
Fase pré-operacional
- Dos 2 aos 7 anos
- Caracteriza-se pela fase do faz-de-conta;
- Nesta fase são usados os jogos simbólicos;
- Caracteriza-se pela assimilação da realidade por meio de fantasias.
Ex: quando a criança pega um cabo de vassoura para fingir que é um cavalo ou um copo de areia na praia sendo um castelo.
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