Metodologias de ensino e aplicações para a iniciação esportiva nas modalidades individuais e coletivas
Por: Yago RP • 11/7/2017 • Trabalho acadêmico • 2.187 Palavras (9 Páginas) • 810 Visualizações
Metodologias de ensino e aplicações para a iniciação esportiva nas modalidades individuais e coletivas
Yago Ribeiro Pereira
. Resumo
Devido a existência de inúmeras formas de se iniciar e trabalhar com esportes de diferentes modalidades, o assunto trabalhado investiga as metodologias mais conhecidas e a influência pré-esportiva que possuem ligação com o processo de aprendizado esportivo. Buscou-se analisar com mais critério os modelos de ensino e aprendizagem no que tange a iniciação e os esportes em si, independendo da idade e modalidade esportiva, ainda observando a contribuição das práticas pré-esportivas para esses alunos. O método de pesquisa utilizado se deu por meio de buscas bibliográficas e síntese de artigos e livros que se baseavam em metodologias de ensino, modalidades esportivas, aplicação pré-esportiva e iniciação esportiva, no objetivo de esclarecer e especificar o assunto referido, mostrando o funcionamento e aplicação do assunto abordado desse artigo, além de mostrar as diferentes influências nas aulas e treinamentos. Conclui-se que as diferentes formas de metodologias de ensino e aprendizado para a aplicação na iniciação aos esportes podem trazer uma melhora significativa nos estímulos à pratica de esportiva e habilidades do aluno, independentemente da idade. Espera-se que esse estudo possa se comportar com uma referência para aulas de Educação Física no que se refere iniciação e esporte em si, onde se possa analisar a melhor metodologia de ensino para seus alunos, podendo estar contribuindo até para um melhor rendimento dos mesmos nas aulas.
Palavras-chave:
Iniciação esportiva. Metodologia de ensino. Pré-Esportiva. Esportes. Modalidades.
1 INTRODUÇÃO
Ao analisarmos os fundamentos e aplicações para a iniciação aos esportes com crianças e adolescentes podemos observar que as diferentes formas de aplicação metodológica irão influenciar de uma maneira diferente da outra para a execução das competências de determinado esporte. De acordo com Greco (2001), a iniciação esportiva e o treinamento fazem parte de um processo a longo prazo e, para tal, nesses, deve-se controlar permanentemente o nível de estímulos. Ainda que os referidos sofrerão influência das metodologias aplicadas para o funcionamento e perduração das mesmas.
Vale ressaltar que as diferentes modalidades esportivas, tais como os diferentes esportes, acabam mudando um pouco a forma como se aplica essas metodologias e também como se dará a iniciação a esses esportes. Baseado nesses fatos, esse estudo terá o foco de tentar esclarecer mais profundamente e especificadamente as metodologias e formas de iniciação e prosseguimento nas diferentes modalidades e jogos esportivos, como funciona e se aplica os citados e como elas podem influenciar na continuidade das aulas e treinamentos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
As metodologias de ensino e aplicação na iniciação esportiva são um conjunto de atividades práticas que visam estimular, mostrar e trabalhar a base e as modalidades esportivas em si, como os movimentos básicos das mesmas. Como nesses jogos o aluno irá aprender fundamentos importantes dos jogos como objetivo, função e execução de movimentos dos mesmos é notável que, se utilizado de maneira eficiente, as mesmas podem ser grandes aliadas para a formação de atletas em alto nível. (ALMEIDA, 2005)
Para uma melhor compreensão, vamos abordar como funciona e é feita a prática e aplicação de alguns modos de iniciação esportiva. Um modelo de início é a aplicação dos jogos pré-esportivos. Inicialmente o jogo tem com um caráter menos complexo as regras são introduzidas aos poucos durante o jogo, para que se aprenda jogando e melhorando as competências para depois aplicar ao jogo formal. (REIS, 1994)
2.1) A aplicação pré-esportiva
Os jogos pré-esportivos se manifestam nas aulas de Educação Física escolar, centros recreativos e de esportes. Nas escolas geralmente ocorre no ensino fundamental juntamente com outros conteúdos como o conhecimento do corpo, ginasticas, atividades rítmicas e expressivas. (JUNIOR; SILVA; TONIAL, 2014).
Na aplicação do conteúdo em questão é notável que a criança trabalhará habilidades motoras fundamentais de estabilidade, locomoção e manipulação, além de aprender os fundamentos básicos dos grandes jogos (JUNIOR; SILVA; TONIAL, 2014). Estas competências serão de grande valia para a formação base para o estimulo de um futuro atleta, independente do esporte.
2.2) O Esporte e a iniciação esportiva
Os esportes são atividades competitivas institucionalizadas que envolvem grande esforço físico e habilidades motoras complexas e especializadas (BARBANTI, 2006). No que tange o âmbito escolar, a iniciação esportiva começa a ser aplicada no ensino fundamental e se prolonga até o ensino médio, abrangendo a maioria dos esportes (ALMEIDA, 2005).
Para Almeida (2005), a iniciação aos esportes deve ser dividida em três fases. A primeira fase é denominada de iniciação desportiva e ocorre entre oito e nove anos. Nesta primeira fase o objetivo dos treinamentos seriam o aprendizado de habilidades motoras, além de destrezas específicas e gerais através de movimentos simples e dos jogos pré-esportivos. Segundo o mesmo, nessa idade, a criança já se encontra capacitada para o aprendizado introdutório desportivo, porém ainda não está preparada para o esporte coletivo de competição.
A segunda etapa ocorre entre 10 e 11 anos, intitulada de fase do aperfeiçoamento desportivo, nessa idade a criança já presencia e participa integralmente das ações baseadas na cooperação e colaboração. Já que nessa fase o jogo passa ater caráter sócio desportivo, onde os participantes interagem com um papel definido e a ser cumprido, o objetivo dessa etapa seria a introdução de elementos técnico-táticos gerais e fundamentais, além das regras que vem através de jogos educativos. De acordo com o autor, essa faixa de idade é muito boa para a ampliação do conjunto de habilidades motoras especializadas e a melhora na interação sócio cooperativa das crianças. (ALMEIDA, 2005)
Já no terceiro estágio, nomeada de introdução ao treinamento, Almeida (2005) comenta que a mesma ocorre entre os 12 a 13 anos, onde a criança já consegue alcançar uma evolução no seu quadro físico-mental no que tange os esportes. A finalidade dessa etapa é a evolução da execução das habilidades individuais, visão tática e a obtenção
...