O Bacharel Educação Física
Por: Nadja Hadassa • 15/4/2022 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1]
| |||
MARCO SIDNEY DIAS DO NASCIMENTO
(TURMA: EFL0728/7)
[pic 2]
PROJETO ESTÁGIO I
Bacharel Educação Física
2020
|
SUMÁRIO
- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO .................................................................................. 1
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................... 2
- OBJETIVOS ................................................................................................................. 3
- METODOLOGIA ......................................................................................................... 4
REFERÊNCIAS ......................................................... ..................................................... 5
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A área de concentração escolhida para o estudo em questão do Estágio está relacionada fisiologia do exercicio
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao praticar um exercício físico é necessária uma fonte de energia, ou seja, aquilo que você come antes de qualquer atividade. A maior fonte de energia gerada para trabalho dos músculos são proteínas e carboidratos.
A respiração trabalhando em conjunto com o sistema circulatório auxilia na troca de gases e no trabalho do metabolismo.
Isso tudo é um conjunto perfeito de funcionamento, porém, existem casos de desgaste excessivo em atividades físicas que é estudada pela fisiologia do exercício.
É a área de conhecimento caracterizada por estudar funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos, ou seja, efeitos agudos e crônicos dos exercícios físicos sobre as estruturas e sistemas do corpo humano.
OBJETIVOS
- Coletar dados sobre a prescrição do Treinamento Concorrente;
- Desenvolver Resistência Muscular e Força Motora;
- Contribuir para a melhora na qualidade de vida.
METODOLOGIA
Trata-se de uma ciência, que estuda como as funções orgânicas respondem e se adaptam ao estresse imposto pela atividade física, ou seja, analisa os efeitos agudos e crônicos dos exercícios sobre as estruturas e aplicações dos diversos sistemas.
Devido a isso, a funcionalidade desse conhecimento é de adequar os exercícios físicos para cada indivíduo. Não somente, é preciso também considerar as características e limitações da pessoa. Até porque, cada corpo tem as suas próprias limitações fisiológicas que demandam ser alinhadas.
A partir disso, o profissional de Educação Física necessita desse conhecimento para conseguir prescrever o exercício ideal, considerando:
- o volume;
- a intensidade;
- o tempo de recuperação;
- o método de treinamento;
- as características especiais do indivíduo (ex. adolescente, feminino);
- a presença ou ausência de complicações crônicas.
Não é à toa que essa área evoluiu vertiginosamente nos últimos 40 anos. Além disso, diversos foram os progressos alcançados devido aos benefícios da fisiologia do exercício.
Aumento do desempenho
Estudar como o exercício reage em um indivíduo e no seu sistema com um todo propicia progressos muito interessantes.
É claro que os atletas de alto desempenho conseguirão sentir as alterações em maior escala. Todavia, em qualquer pessoa, a aplicação da fisiologia do exercício nos treinos proporciona:
...