O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA: INFLUÊNCIA DOS FATORES DE RISCO E PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO
Por: RAYANEAMARAL • 20/3/2019 • Resenha • 440 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
GRUPO 2
NOMES: RAYANE AMARAL FREITAS
RHAYAN KAYRO DA SILVA
MARCOS FELIPE FERREIRA
ANTÔNIO ALVES DE FREITAS
DOUGLAS FREITAS LEMOS
CLAUDIO RIBEIRO DE PAULO
ZILDA FERREIRA DOS SANTOS
GLEICIELY MARIA MARQUES LIBERATO
TITULO DO ARTIGO: DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA: INFLUÊNCIA DOS FATORES DE RISCO E PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO
REVISTA: NEUROCIÊNCIA, 2009
NESSE ANTIGO PODEMOS NOTAR QUE O DESENVOLVIMENTO MOTOR É UM PROCESSO SEQUENCIAL CONTÍNUO E RELACIONADO A IDADE CRONOLÓGICA, ONDE EM CADA FASE A CRIANÇA VAI ADQUIRINDO HABILIDADES MOTORAS E QUE PODEM OU NÃO ESTAR RELACIONADA TANTO PARA A MELHORIA QUANTO A UM ATRASO E ESSA PODE ESTAR LIGADA DIRETAMENTE A FATORES BIOLÓGICOS, ESTIMULSO DO AMBIENTE. O AMBIENTE POSITIVO FACILITA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA, ASSIM COMO AMBIENTE E BRINQUEDOS DE FAIXAS ETARIAS ERRADAS PODEM ATRASAR ESSE DESENVOLVIMENTO, TAL É IMPORTANTE OS ESTIMULOS COMO É IMPORTANTE O ESTIMULO CERTO, AMBIENTE CORRETO E FATORES RELACIONADOS A SAÚDE. CRIANÇAS SAUDÁVEIS POSSUEM MAIS FACILIDADE PARA SE DESENVOLVER.
NO ATIGO VEMOS QUE Á VÁRIOS FATORES DE RISCO QUE PODEM CAUSAR UM ATRASO MOTOR NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA TAIS COMO, BAIXO PESO AO NASCER, DISTURBIOS CARDIOVASCULARES, RESPIRÁTORIOS E NEUROLÓGICOS, INFECÇÕES NEONATAIS, DESNUTRIÇÃO, BAIXAS CONDIÇÕES SÓCIO ECONÔMICAS, NÍVEL EDUCACIONAL PRECÁRIO DOS PAIS E PRÉ-MATURIDADE, AUSÊNCIA DO PAI, DEPRESSÃO MATERNA. O DESENVOLVIMENTO DEVE SER OBSERVADO E ANALISADO EM CASOS ONDE NOTA-SE ALGO FORA DO COMUM, PODE SE PROCURAR POR ESPECIALISTAS E PARA QUE HAJA UMA INTERVENÇÃO É NECESSÁRIO UMA AVALIAÇÃO CRITERIOSA QUE EXCEDA A UMA SIMPLES IMPRESSÃO CLÍNICA, SERÁ FEITO VÁRIOS TESTES PARA QUE CHEGUE AO DIAGNÓSTICO, E QUANTO MAIS RÁPIDO O INICIOS DO TRATAMENTO, MAIS EFICAZ ELE SE TORNA, AUXILIANDO ASSIM, NA ELABORAÇÃO DE UM PROGAMA DE TRATAMENO, PODENDO ATRAVÉS DOS RESULTADOS, AJUDANDO OS PAIS A ENTENDER MELHOR AS LIMTAÇÕES DA CRIANÇA.
O TRATAMENTO COM CRIANÇAS QUE ESTÃO COM INABILIDADES, ALÉM DAS CORREÇÕES TAMBÉM PODE MELHORAR O CONVÍVIO SOCIAL E A INTERÇÃO COM FAMÍLIARES, UMA VEZ QUE ESSA CRIANÇA POSSA SE SENTIR RETRAÍDA DIANTE DE SUAS DIFICULDADES.
É IMPORTANTE NÃO DEIXAR QUE ESSES ATRASOS MOTORES PERSISTAM, UMA VEZ QUE ELES PODEM ESTENDER PARA A FASE ADULTA.
...