TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE PROTOCOLOS PARA PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FISICA DURANTE A GESTAÇÃO

Por:   •  10/5/2021  •  Monografia  •  5.948 Palavras (24 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DEPARTAMENTO DE SAÚDE

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

KAIQUE BASTOS DOS SANTOS BARRETTO

        

ESTUDO DE PROTOCOLOS PARA PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FISICA DURANTE A GESTAÇÃO

FEIRA DE SANTANA

2018

FEIRA DE SANTANA-BA

2018

[pic 3]

KAIQUE BASTOS DOS SANTOS BARRETTO

ESTUDO DE PROTOCOLOS PARA PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FISICA DURANTE A GESTAÇÃO

Projeto apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Seminário de Projeto de Pesquisa, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, sob a supervisão da Profª Dra. Suzana Alves Nogueira Souza.

Orientador(a): Luís Alberto

[pic 4]

FEIRA DE SANTANA-BA

2018

Sumário

1- CONTEXTUALIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO E DA PROBLEMÁTICA        5

2- JUSTIFICATIVA        6

3- OBJETIVOS        7

3.1 OBJETIVO GERAL        7

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        7

4- HIPÓTESES        7

5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5.1 DEFINIÇÃO DE GESTAÇÃO        9

5.2 Atividade física e exercício físico        11

5.3 O exercício físico e a gestação        13

5.4- Protocolos para a pratica do exercício físico:        14

5.4.1 Benefícios:        14

5.4.2 Riscos:        15

5.4.3 Cuidados durante a pratica do exercício físico:        16

5.4.4 Intensidade do exercício físico:        18

5.4.5 Atividades e exercícios físicos mais indicados e contraindicados:        19

6 METODOLOGIA (para pesquisa BIBLIOGRÁFICA)        21

6.1        TIPO DE ESTUDO        21

SELEÇÃO DO MATERIAL E RECORTE TEMPORAL        23

6.2        PROTOCOLO DE ANALISE DOS DADOS        23

7 CRONOGRAMA        23

8 ORÇAMENTO        24

REFERENCIAS        24

[pic 5]

1- CONTEXTUALIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO E DA PROBLEMÁTICA

Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas modificações, segundo Zungaib (2008), essas mudanças são essências para que ocorra um equilíbrio para o embrião em desenvolvimento. Essas alterações podem resultar em desconfortos, o que acaba dificultando a realizações de atividades, que antes era realizada sem nenhuma dificuldade.

Há algum tempo atrás acreditava-se que a mulher, no período gestacional não deveria praticar qualquer tipo de atividade física. Segundo “Artal et al (1999), antigamente as mulheres eram aconselhadas a interromperem suas atividades, e até mesmo atividades ocupacionais, principalmente nos estágios finais de gestação, no intuito de evitar o parto prematuro. No entanto, em meados da década de 90, o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) reconheceu que a prática da atividade física regular no período gestacional deveria ser desenvolvida desde que a gestante apresentasse condições apropriadas.

Com o passar do tempo, estudos começaram a ser produzidos com mais frequência, e o número de mulheres que passaram a praticar atividade física nesse período, aumentou. Para que a gravida possa está praticando atividade física é necessário que ela esteja sendo acompanhada por um médico obstetra e por um profissional de educação física, para que os profissionais possam através de exames e analises, identificar se a gravida tem condições ou não de praticar atividade física durante esse período. O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia recomenda que os exercícios físicos em gestantes devem ser realizados em sessões de 30 a 40 minutos, em que os batimentos cardíacos delas não devem ultrapassar os 140 por minuto, mais isso depende de cada gravida, e que tem que ter um cuidado maior se a mulher for sedentária. Tomar cuidado com a temperatura do ambiente, pois nesse período a temperatura do corpo da mulher aumenta o que pode acabar trazendo alguns desconfortos, e inúmeras outras recomendações, mais nada que aponte por onde o profissional de educação física deve começar.

Com base no apresentado, o profissional de Educação Física não tem um norte a seguir, por isso a inquietação. No intuito de responder e poder trazer contribuições para professores e alunos, surgiu a seguinte pergunta: Quais os principais protocolos para aplicação de cargas fisiológicas durante a gestação?

2- JUSTIFICATIVA

No nosso ambiente de trabalho, nos deparamos com pessoas de todo tipo, cada uma com seu objetivo e com suas peculiaridades. Com o avanço de estudos, as gestantes que já eram ativas continuaram a fazer a pratica da atividade física e as que não eram começaram a se interessar, devido os benefícios que a pratica traz nesse período.

Ao estudar essa relação entre atividade física e gestação, percebi que a cada dia que passa surgem mais estudos que aconselham as gestantes a fazer a pratica da atividade física, devido os seus benefícios. Essa pratica é aconselhada desde que a gestante não corra nenhum risco. E ao estudar essa relação encontrei poucos artigos que traziam alguns direcionamentos aos profissionais de Educação Física, de como atuar com esse tipo especifico de pessoas.

A partir daí decide fazer uma pesquisa, tendo como objetivo trazer como acontece a atuação do profissional com as gestantes, quais cuidados têm que tomar, atividades mais indicadas e contraindicadas, como prescrever, no intuito de trazer contribuições para os estudantes e profissionais da área[a][b].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (260.7 Kb)   docx (93.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com