RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO DE ENSINO DE FÍSICA
Por: Denis Pontes • 31/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 3.664 Palavras (15 Páginas) • 287 Visualizações
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE[pic 1]
FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS - FAFIDAM
CURSO: LICENCIATURA PLENA FÍSICA
DISCIPLINA: ESTAGIO DE ENSINO DE FÍSICA I
PROFESSOR: Dr. ROBSON GUIMARÃES SANÁBIO
ALUNO: DENIS PONTES QUEIROZ
RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO DE ENSINO DE FÍSICA I
Limoeiro do Norte - Ce
Outubro/ 2019
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE[pic 2]
FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS – FAFIDAM
CURSO DE FÍSICA
DENIS PONTES QUEIROZ
Relatório final apresentado como requisito para a aprovação na disciplina de estagio de ensino de física I do Curso de Física da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM / UECE, sob orientação do Professor: Dr. Robson Guimarães Sanábio.
Limoeiro do Norte - Ce
Outubro/ 2019
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ[pic 3]
FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS
CURSO: FÍSICA
RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO DE ENSINO DE FÍSICA I
Autor: Denis Pontes Queiroz
Professora Supervisora: Maria José
Coordenador e Orientador de Estágio: Professor Dr. Robson Guimarães Sanábio
Limoeiro do Norte – CE
Outubro/2019
ÍNDICE [pic 4]
1.Introdução..............................................................................................................5
2. Objetivos....................................................................................................................6
3. Fundamentos Teóricos..............................................................................................6.
4. Metodologia..........................................................................................................8.
5. Resultados................................................................................................................9
6. Discussão....................................................................................................................12
7. Conclusão...................................................................................................................13
8. Referências Bibliográficas....................................................................................14
ANEXOS............................................................................................................15
1. Introdução
O Estágio Supervisionado é um cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que define que todo curso de Licenciatura deve oferecê-lo para a formação de professores que poderão atuar na rede de ensino pública ou privada de nosso país. O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelo aluno de cursos de Licenciatura que deve cumprir uma carga horária pré - estabelecida em instituições públicas e/ou privadas sob a orientação e supervisão de Professor - Orientador e/ou profissionais credenciados pela Instituição. O Estágio Supervisionado tem por princípios a formação acadêmica, pessoal e profissional do futuro professor. Cabem a cada Instituição de Ensino Superior (IES) estruturar essa atividade obrigatória, sempre seguindo critérios gerais definidos pela Legislação específica e demais normas relativas emitidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Assim, o Estágio deve ser estruturado de forma a dar continuidade aos conhecimentos e habilidades adquiridas previamente nas diversas disciplinas e atividades previamente ministradas pela Instituição de Ensino Superior (IES) a qual o aluno está vinculado.
O presente Relatório de Estágio descreve as características e práticas observadas, conforme exigência legal do Departamento do Curso de Licenciatura em Física. O Estágio do Curso de Física da Universidade Estadual do Ceará deve ser desenvolvido para oportunizar mais um espaço de aproximação e integração do aluno de Física com a realidade educacional. Deve, assim, oportunizar ao aluno de Física a vivência prática do conhecimento no campo de trabalho do professor de Física do Ensino Médio. O Estágio possibilitou a vivência da realidade escolar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: Identificação, localização, histórico, estrutura, formação, entre outros. O produto final do Estágio foi esse Relatório de Estagio de Ensino de Física, que foi realizado na “ EEEP Francisca Rocha Silva ”, município de Jaguaruana. Os objetivos propostos foram atingidos tendo em vista que todas as condições foram disponibilizadas e todas as atividades propostas foram satisfatoriamente desenvolvidas.
2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral:
O objetivo geral desse estágio é colocar em prática todas as teorias que foram estudas durante a formação dessa matéria de maneira clara e objetiva, para desenvolver-se uma futura atuação competente em sala de aula. Alem disso, efetuar um estágio na EEEP Francisca Rocha Silva, relacionado à atual realidade no ensino de Física, assim obter o máximo de experiência possível para uma futura atuação profissional.
2.2. Objetivos Específicos:
- Conhecer de forma mais adequada o histórico e a atual formação da EEEP Francisca Rocha Silva, sua colaboração social, nível educacional, organização e realidade.
- Conhecer o nível de conhecimento e compreensão dos alunos em relação à disciplina de Física.
- Observar o método de ensino do professor (a) da instituição. No que diz respeito à abordagem inicial do conteúdo, a forma como o educador desperta o interesse dos alunos para a aula e a convivência entre eles.
- Comparar teorias e realidade em sala de aula.
- Ter uma observação precisa do estágio, para que venha somar para minha futura profissão.
3. Fundamentos teóricos
Segundo Libâneo (1994), Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humano-fisicas, morais, intelectuais, estéticas tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado contexto de relações sociais.
...