O Estudo do Lazer
Por: silvanamoraes • 17/5/2023 • Trabalho acadêmico • 5.826 Palavras (24 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1]
.
SILVANA APARECIDA DE MORAES AMARAL
RA: 1110960
- Educação Física (Bacharelado)
- Fisiologia Humana
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina : NUTRIÇÃO E DIETÉTICA como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professora: Lívia Giolo Taverna.
POLO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ-RO
[pic 2]
2023
Atividade!
Nesse presente trabalho vamos falar sobre os carboidratos e seus componentes e também das proteínas. Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio e são classificados de acordo com sua complexidade. Os monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos, que são diferenciados da seguinte forma: Monossacarídeos carboidratos cuja estrutura varia de 3 a 7 átomos de carbono, por exemplo o glicose. Dissacarídeos: carboidratos formados pela junção de dois monossacarídeos, por exemplo a lactose (glicose + galactose). Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose). Polissacarídeos: são carboidratos de cadeia longa. Estas macromoléculas são polímeros, cuja unidade formadora de inúmeros monossacarídeos como por exemplo amido, quitina e celulose.
Os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do homem. Em circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro. Fornecem energia para o desenvolvimento do trabalho interno respiração, circulação do sangue, batimento do coração. E são os chamados energéticos, pois a maioria da energia consumida pelo organismo para realizar as tarefas do dia a dia como trabalhar, dirigir, conversar, andar, fazer esforço, e calor para manter a temperatura do corpo. Todos os nutrientes quando ingeridos em excesso são estocados como gordura. A grande diferença está no tempo de digestão e de absorção do carboidrato no nosso corpo. Eles são os primeiros a serem digeridos e absorvidos, muito mais rapidamente do que as proteínas e as gorduras. E esse tempo de absorção define muito do destino dessa caloria no nosso organismo. Como essa velocidade de metabolização para o carboidrato é muito rápida, quando comemos a mais do que precisamos o nosso metabolismo usa somente o necessário para aquele momento e rapidamente armazena o restante como gordura.
Os monossacarídeos são os únicos carboidratos que não se hidrolisam, ou seja, a estrutura não pode ser rompida em reação com a água. Os monossacarídeos são compostos de grande importância para os seres vivos. Eles estão presentes nos ácidos nucleicos (DNA e RNA), que contêm as informações genéticas de um indivíduo. O RNA é o ácido ribonucleico, pois seu açúcar formador é uma pentose, a ribose. O DNA é a sigla para ácido desoxirribonucleico, pois a molécula é formada por um açúcar de cinco carbonos, a desoxirribose, que apresenta um átomo de oxigênio a menos que a ribose. Monossacarídeos, não necessitam sofrer qualquer alteração para serem absorvidos pelo organismo, não podendo ser quebrados em unidades menores (os carboidratos são absorvidos pelo organismo somente na forma de monossacarídeos):
Dissacarídeos - Açucares duplos, são quebrados, por hidrólise, em monossacarídeos (ação das enzimas): Os dissacarídeos são carboidratos formados pela combinação de dois monossacarídeos através de uma ligação glicosídica. Polissacarídeos,vegetais amilose Amido amilopectina ramificada digestão rápida Insolúveis em água (celulose, lignina, trigo).
...