O PAPEL DA HIDROGINÁSTICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS ANÁLISE CRÍTICA
Por: kellyandradee • 5/6/2020 • Resenha • 654 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ESTÁCIO FASE
BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA DA HIDROGINÁSTICA
ARACAJU
2020
PAPEL DA HIDROGINÁSTICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS
ANÁLISE CRÍTICA
Apresento nesse texto uma análise crítica positiva sobre a pesquisa que foi elaborada para nos mostrar, o quanto é importante a prática da hidroginástica na vida diária do idoso. O homem, ao envelhecer, sofre uma série de mudanças endógenas e exógenas que sem perceber estão presentes nos movimentos, que são mais cuidadosos e lentos. No idoso é visível a pele enrugar-se, como também, a força muscular diminuir, a memória enfraquecer, a perda da flexibilidade, a falta de coordenação e equilíbrio, entre outros aspectos da senilidade. A hidroginástica como uma prática de atividade física na terceira idade proporciona múltiplos efeitos benéficos, o que além de servir na prevenção e tratamento das doenças próprias do idoso, melhora significativamente a qualidade de vida do indivíduo e sua independência diária.
Para nos mostrar os benefícios que essa atividade física trás para os idosos, pesquisadores de Anápolis, fizeram uma pesquisa onde a população alvo foi composta de idosas, que frequentavam o Centro de Convivência do Idoso de Anápolis (CCI).
A amostra foi subdividida em dois grupos: praticantes de hidroginástica e sedentárias. Todas as idosas apresentaram atestado médico comprovando a sua condição para realizar os testes. Para participar, a idosa precisava ter 60 anos ou mais, frequentar regularmente o CCI, e não apresentar patologia limitante do movimento (e.g. Artrose, DPOC, etc.). Foram excluídas das análises as idosas que não realizaram todos os testes propostos. Após a seleção das idosas, foi realizado um agendamento individual para a realização dos testes motores, em um espaço reservado no próprio Centro de Convivência dos Idosos. A duração das avaliações foi de 45 min. Observou-se que as idosas que frequentavam as aulas de hidroginástica duas vezes por semana no CCI a mais de 6 meses apresentaram níveis de capacidade funcional superiores em todos os testes da bateria em comparação com as idosas sedentárias. Os resultados reforçam o benefício que um programa regular de hidroginástica exerce na população idosa. A melhor condição funcional é evidenciada nos dados em todas as variáveis testadas.
Não tem como dizer que a prática da hidroginástica não levará resultados positivos para o idoso, nesta pesquisa ficou realmente claro que essa atividade no meio líquido trará grandes ganhos para idosos que procuram ser estimulados a praticar uma atividade relaxante e baixo impacto. Logo, fica concreto que os resultados apontados nas pesquisas, nos mostram que há melhora na funcionalidade do idoso e entre outros benefícios são adquiridos pela prática da hidroginástica.
O artigo oferece informações que se tornam nítidas que a hidroginástica para o público idoso, é totalmente eficaz para as suas AVD´S. Em números, os autores citam que com a prática da hidroginástica haverá como promover uma realização básica de melhora na flexibilidade, agilidade, resistência e força muscular. Não só como melhoria de atividades motoras básicas, o idoso pode adquirir vários benefícios no meio aquático: frequência cardíaca mais baixa, ter músculos mais fortes e resistentes, aumentar a amplitude articular, ter circulação ativa, melhorar sua autoestima, proporcionar uma ocupação diária, melhorar mobilidade, proporcionar uma ocupação, auxiliar no controle de doenças, ajudar na manutenção das capacidades intelectuais, entre outros.
...