O PORTFOLIO DE ESTAGIO
Por: Yuripaizinho • 7/10/2022 • Trabalho acadêmico • 4.428 Palavras (18 Páginas) • 178 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
2 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 9
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 11
4 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 13
5 PLANO DE AULA 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERENCIAS 18
INTRODUÇÃO
O presente relatório de Estágio no Ensino Infantil apresenta a leitura obrigatória sob Educação Física Na Educação Infantil: O Papel Do Professor De Educação Física, sobre a importância do Projeto Político Pedagógico, seguidas das abordagem dos temas Transversais da BNCC, juntamente coma atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica, e a importância de trabalhar e conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais para assim apresentar um plano de aula.
Apontando que importância da Educação física oferecida educação básica no que dizem a respeito do papel do professor e as orientações no que de respeito a formação desse profissional e a formação que ele dará a seus alunos, visto que nessa fase é considerada a mais importante, que tem como objetivo desenvolver no educando a capacidade de aprendizagem, com a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de valores para a compreensão do ambiente natural e social.
Na seguinte discussão traz como o PPP se torna indispensável para a escola mostrando sua importância e proposta de atendimento ao educando da Instituição seja efetiva e significativa, fazendo necessário todos conhecerem seus, objetivos, metas e planos, oferecerem condições materiais aos profissionais que a escola alcance que esta almejando em PPP, assim como a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica para seja executado um currículo dinâmico, em que o aluno o agente de seu conhecimento.
Diante disso os temas transversais se fazem presente para que o aluno tenha autonomia, vivencie e contribuía para esse processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a educação se transmuta de valores e saberes que busca de conhecimento através dificuldades são superadas e se torna uma importante conquista.
- LEITTURA OBRIGATORIA
A Educação Física na Educação promove atraves das atividades físicas o desenvolvimento integral do estudantes nesse primeiro contato das crianças com, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, em suas atividades não prioriza somente o intelecto e psicomotor, mas sim o aluno de forma global abrangendo a sua vida afetiva e social, assim as autoras destacam:
Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é importante que a criança tenha o maior número possível de experiências no âmbito da cultura corporal do movimento, experimentando diversas formas de se movimentar, de compreender a estrutura corporal e ter a oportunidade de se desenvolver corporalmente através dessas experiências ao longo de sua vida. É nessa fase que a criança necessita trabalhar de forma específica aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social. D’VILA E SILVA (2018).
Essas interação nos primeiros anos da formação de uma criança tem sua função principal função estimular coordenação motora, raciocínio lógico e socialização. Sendo fundamental para o desenvolvimento do aluno de forma global, como em atividades de montar, estimulando a criatividade do aluno, e ao desenvolvimento motor.
Diante disso o professor precisa pensar num currículo na Educação Infantil que utilize essas características a seu favor. Segundo, as autoras D’VILA E SILVA (2018) afirmam que:
É necessário pensar sobre o papel do professor de Educação Física na Educação Infantil, sobre a sua importância no desenvolvimento social, cognitivo e motor das crianças em fase de desenvolvimento, em que o primordial é uma variedade de experiências direcionadas de acordo com a especificidade dessa fase significativa para seu desenvolvimento ao longo da vida. D’VILA E SILVA (2018).
É importante que a Educação Física seja oportunizada que a criança precise trabalhar com os movimentos do corpo, atraves dos aspectos do desenvolvimento motor. Onde a criança tende a aperfeiçoar atraves das brincadeiras lúdicas com seus movimentos naturais do corporal.
Na fase de desenvolvimento social procura que as crianças sejam estimuladas em estabelecer relações com objetos e outras crianças, o que gera um amadurecimento maior. De acordo D´VILA E SILVA (2018) destacam que:
[...] a ação do professor na aula de Educação Física na escola é fundamental para que a criança se coloque no mundo como ser que não é único e que necessita aprender a conviver com outras crianças, socializando, dividindo e aprendendo a elaborar sua percepção de espaço e a do outro, aprendendo a conviver com ele. D’VILA E SILVA (2018).
Assim, a ação do professor auxiliam a criança a interagir e socializar para envolva-as. Desse modo, o estímulo cognitivo e do desenvolvimento motor não são suficientes para o desenvolvimento global do aluno, as aulas de educação física devem para envolver um clima afetivo que serve para transmitir valores, atitudes e respeito. E construa um conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com meio.
A formação social delas é tão importante que o professor saiba acompanhar, tanto dentro quanto fora da sala de aula, afim de contribuir nas relações. E ajude a desenvolver as crianças nessa fase de desenvolvimento que é considerada de extrema importância. D’VILA E SILVA(2018) destacam que:
...