O Planejamento Didático
Por: Jeferson De Sousa Oliveira • 1/12/2023 • Trabalho acadêmico • 739 Palavras (3 Páginas) • 66 Visualizações
Jeferson de Sousa Oliveira RGM: 22493000
ATIVIDADE AVALIATIVA – UNIDADE III
A Motivação à prática de exercícios físicos e do esporte nas escolas dependem de vários fatores, como as possibilidades geradas, a personalidade dos alunos e suas experiências, aptidões físicas e também extremamente importante, a abordagem das práticas pedagógicas adotadas pelo professor. Além destes fatores, inclui-se a estrutura oferecida pela escola, desde espaço adequado, até equipamentos necessários, para que seja possível que o conhecimento ensinado aos discentes, chegue de forma prática, gerando seu desenvolvimento. Nem todos os alunos irão se identificar ou gostar das mesmas atividades ou esportes, por isso é importante que o professor as diversifique e incentive os alunos experimentem o maior número possível, podendo estes então, escolherem as que mais lhe motivem e proporcione prazer de forma eletiva e cativante. É possível também gerar motivação ás práticas de exercícios físicos e aos esportes, através de exemplos, como o da jogadora de vôlei demonstrado no vídeo base para a elaboração deste trabalho, onde através da iniciação da escola, fez do esporte sua carreira, o que a levou a seleção brasileira e tornou-se sua profissão. Aqui é um preciso de cuidado para que não se exija das crianças e adolescentes um parâmetro muito alto, pois não é este o objetivo da Educação Física escolar, uma vez que é sabido que poucos alcançam sucesso nos esportes de alto rendimento, mas pode sim servir de estimulo e admiração, desde que estimule a pratica do esporte de forma saudável, que traga positividade psicológica e qualidade de vida aos alunos.
É de suma importância no processo de ensino aprendizagem a adoção de procedimentos pelo professor de educação física. Tais procedimentos podem ser estratégicos, através de métodos, criatividade, adaptação, diálogo e utilização de recursos e materiais, que visem a motivação, participação igualitária e desenvolvimento motor, sendo que tais procedimentos são passíveis de revisão a qualquer momento, mesmo que estejam no planejamento curricular. Os procedimentos adotados pelo professor devem levar em consideração as particularidades e potenciais dos alunos, o objetivo que se espera alcançar através das atividades propostas e seu nível de dificuldade, além de levar em consideração se o espaço disponível para a realização é adequado para a pratica ou se é passível de adaptação, ocasionando assim, alteração nos procedimentos adotados.
Sobre o esporte ser conteúdo na educação física, não só o é, como tem grande relevância social, sendo que o ambiente escolar é de construção, formando cidadãos presentes na sociedade. Além disso, garantir o acesso na escola onde todos possam participar, de forma alternativa e buscando um conhecimento corporal de movimento, possibilitando ao aluno descobrir e usufruir do esporte.
Filho apud Pires (2007) nos traz o propósito de manifestações educativas para o esporte escolar e de manifestações educativas para o esporte da escola e de participação, que contribua para a inserção de todos de forma seletiva, criativa e crítica, considerando esse processo pedagógico como uma estratégia de formação cultural para a formação de cidadãos mais críticos e autônomos.
...