TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio Neuroanatomia

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  1.462 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PORTFÓLIO.

Trabalho apresentado, como parte das exigências da disciplina NEUROANATOMIA, do curso de Bacharelado em Educação Física à Distância.

Belo Horizonte

2017.

  1. Descreva a posição anatômica e qual é a sua importância para sua atuação profissional, em sua área.

A posição anatômica é a posição onde o corpo se encontra ereto, com a face voltada para o anterior, membros superiores estendidos ao lado do tronco e mãos supinadas. A padronização do estudo anatômico através de planos e eixos, permite que o corpo seja estudado de maneira mais minunciosa, tanto em aspectos espaciais referentes à localização de órgãos e distâncias entre extremidades e centro, quanto em questões de movimento, através da cinesiologia e biomecânica.

 

  1. Citar as regiões que formam o corpo humano.

Cabeça, tronco, membros inferiores e superiores.

  1. Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção? Qual é a importância destes ternos de relação para sua atuação profissional?

Plano Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). Plano Frontal: são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). Plano Transversal: são todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Estes planos são importantes para que o estudo do corpo humano

  1. Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação, quanto ao seu tipo? 

Ossos do membro inferior: fêmur (longo), patela (sesamoide), tíbia (longo), fíbula (longo)

Ossos do membro superior: úmero (longo), rádio (longo), ulna (longo)

  1. Descreva o que é uma juntura sinovial. Citar os elementos seus básicos.

São articulações do tipo mais comum, apresentam cavidades e o elemento que se interpõem entre os ossos é o liquido sinovial. Seus elementos são: cápsula articular, cavidade articular, líquido sinovial e membrana sinovial.

  1. Dê a classificação morfológica das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional. 

Ombro: Articulação Esferoide, ou Juntura Sinovial Esferoide e ocorre onde uma face articular esférica se encaixa em uma depressão ou cavidade de outro osso.

Cotovelo: Articulação Sinovial. E realiza movimentos de flexão e extensão.

Punho: Articulação Elipsóidea ou Condilar (ou ainda juntura sinovial condilar). Estrutura convexa de um osso que se articula com um osso côncavo. Permite movimentos para cima e para baixo   e de um lado para o outro.

Sem o estudo das articulações e suas respectivas classificações morfológicas, a precrição de exercícios físicos seria praticamente impossível dadas as limitações de realizações movimentos do corpo humano.

  1. Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?

  1. Plano Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda. Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.
  1. Plano Frontal: são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior. Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de sagital. Esse eixo possibilita os movimentos de abdução e adução. Ex.: Articulação do ombro, do quadril, etc.
  1. Plano Transversal: são todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior. ixo Longitudinal: estende-se de cima para baixo (ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal. Esse eixo possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação medial. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.
  1. Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos?

Tecido muscular Liso responsável pelas contrações involuntárias dos órgaos internos, Estriado Cardíaco responsável pela contração involuntária do coração e Estriado Esquelético responsável pelas contrações voluntárias do indivíduo.

  1. O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)?

Músculo agonistas: aquele que irá realizar diretamente determinado movimento

Músculo antagonistas: Músculos que se opõem à ação dos musculos agonistas

Músculos sinergistas: Musculos que participam do movimento junto aos agonistas ou antagonistas.

Músculos posturais (ou estabilizadores): a ação destes músculos é imobilizar a articulação para que o movimento seja realizado.

  1. Citar os músculos que atuam no ombro durante os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial e lateral.

Flexão: Peitoral maior (porção clavicular)

Extensão: Grande dorsal, Eedondo menor, Peitoral maior

Abdução: Deltóide médio e posterior, Infra-espinhoso, Redondo menor

Adução: Peitoral maior, Coracobraquial

Rotação Medial: Subescapular, Grande dorsal, Redondo maior, Peitoral maior (clavicular), *Deltóide anterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com