Os Benefícios da atividade física
Por: Andrey Rodrigues • 8/4/2018 • Resenha • 665 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
ANDREY DA SILVA RODRIGUES
“Benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com hipertensão”
PELOTAS/RS
2017
ANDREY DA SILVA RODRIGUES
“Benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com hipertensão”
Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de Anatomia Humana
do curso de Educação Física Bacharel na modalidade a distância.
Tutora à distância Carmen Aparecida Malaguti de Barros
PELOTAS/RS
2017
Introdução
As enfermidades cardiovasculares são as fundamentais causas de óbito no Brasil, agregando um problema de saúde pública pela sua taxa de mortalidade e elevados custos originários do tratamento.
Mostra-se, inicialmente uma doença assintomática, entretanto evolui para casos graves, em que se faz necessária internação hospitalar com possibilidade de graves sequelas, como AVC (acidente vascular cerebral), IAM (infarto agudo do miocárdio) e IR (insuficiência renal), podendo levar à óbito.
Logo, evidencia-se que cultivar um estilo de vida longe do sedentarismo pode adiar as alterações morfológicas e funcionais que acontecem com o passar das décadas, neste contexto, propõe-se o exercício físico como método primário de prevenção.
Metodologia
Para a realização deste trabalho foi realizado uma pesquisa em sites eletrônicos como Google Acadêmico, com as seguintes palavras-chaves: exercício físico, melhora da marcha e hipertensão arterial. Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2003 a 2017, na língua portuguesa. Os critérios de exclusão foram artigos publicados anteriormente ao ano de 2003, artigos que não estivessem na língua portuguesa.
Discussão
Um sistema de treinamentos físicos se mostrou eficiente para ganho quantitativo no desempenho de testes de força muscular, de equilíbrio e de capacidade aeróbica, e também aumentou a frequência de indivíduos que alcançaram a faixa de valores de referência para força muscular e aptidão aeróbica.Os resultados de um treinamento de força demonstraram que um programa de exercícios com constância semanal minimizada contribui para a redução do IMC (índice de massa corporal), da glicemia, da PA (pressão arterial) e para o aumento da aptidão física e da capacidade funcional em hipertensos. (1)
Um estudo concluiu que seu programa de hidrocinesioterapia contribuiu para diminuição na PA (pressão arterial). Em analogia com a pressão arterial, os resultados sugerem que os resultados podem ser atribuídos à agregação da atividade física com as alterações fisiológicas promovidas pelas propriedades hipotensoras da água, principalmente nos aparelhos cardiovascular e renal. O estudo também sugere que modificações na PA (pressão arterial) não são proporcionais as modificações antropométricas, visto que os resultados para a mesma não foram muito diferentes dos achados previamente ao estudo. (2)
...