PLANO DE AULA DA MODALIDADE BASQUETE: FUNDAMENTOS BASICOS
Por: Brind Fest • 29/8/2016 • Trabalho acadêmico • 811 Palavras (4 Páginas) • 3.540 Visualizações
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO – UNICID
ALEX PIRES
DANIELLE DIAS
DEBORA AMARAL
IZAIAS ALVES
LUAN DELMIRO
PLANO DE AULA DA MODALIDADE BASQUETE:
FUNDAMENTOS BASICOS
SÃO PAULO
2016
Plano de aula
Modalidade: Basquetebol
Objetivo
O basquetebol na infância auxilia na adaptação, coordenação e entendimento do esporte que, iniciado na faixa etária dos 7 a 8 anos, deve ser apresentado de forma lúdica. (BUSHNER, 1994) Vamos praticar os movimentos básicos do basquetebol através de exercícios de imitação e repetição, sendo trabalho em grupo e individualmente permitindo o desenvolvimento psicomotor de meninos e meninas.
Conteúdo
Movimentos básicos do basquetebol (atividades psicomotoras) e simulação de jogo do basquetebol não com o intuito de transformá-los em atletas profissionais, mas sim que dê a essas crianças uma oportunidade de um esporte que possa trazer desde cedo um ensino de iniciativa, de trabalho e relacionamento em grupo. BOTA, I.; (COLIBABA-EVULET, 2001)
Metodologia
Desenvolvimentista proporcionando ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos, já que a melhor capacidade de controlar o movimento facilita a exploração de si mesmo e, ao mesmo tempo, contribui para um melhor controle e aplicação do movimento (GALLAHUE, 1996)
Estilo de Ensino
Estilo de ensino por tarefa “O professor explica ou demonstra a tarefa e o aluno a executa com algum grau de independência, mantendo a função do professor em fazer a retroalimentação sobre a execução (Mosston 1990)”. Nesse estilo o professor toma decisões entes das atividades (escolha das atividades, pesquisas etc.), e na pós-atividade dando um feedback de como foi a atuação dos alunos, e durante a atividade os alunos tem uma certa liberdade, procurando torna o aluno independente do professor em relação a tomada de decisões.
Atividades
Aquecimento/passe: (Rouba a bandeira) A turma será dividida em dois grupos, cada grupo terá o objetivo de fazer a bola chegar ao lado oposto que iniciar, utilizando apenas o passe (passes curtos). A pessoa que estiver em posse de bola não Pode correr, nem andar, apenas fazer o passe, enquanto os demais companheiros podem corre andar normalmente, porém a pessoa com posse de bola for pego por um adversário terá que fazer um passe fazendo que a bola volte a sua origem.
Drible: Serão disposta filas em posição opostas, com uma distancia determinadas por cones, sendo que o primeiro da fila ira driblando (quicando a bola), com a intenção de chegar até o primeiro da fila oposta, porém no meio do caminho terá um adversário pra tentar fazer a interceptação da bola, esse conseguindo fazer a interceptação da bola fará o passe para o primeiro da fila em que a pessoa que estava driblando queria chegar, e essa pessoa passa a ficar no centro pra fazer a interceptação.
Arremesso: O aluno irá conduzir a bola, fazer os três passes permitidos e por fim fará o arremesso com salto (sendo obrigatório que ele drible antes de arremessar), porém terá um adversário tentando fazer a interceptação da bola. Os três passes serão contados a partir do momento que o aluno segurar a bola com as duas mãos após dribla, e por fim fazendo o arremesso.
Simulação de jogo: será usada uma adaptação do Basquete 3x3, sendo feito times de 5 pessoas, utilização de metade da quadra, aonde ambos utilizaram apenas uma cesta tanto pra ataca como pra defender. O time que estiver no ataque devera iniciar com a posse de bola para trás da linha dos 3 e, a equipe adversária será os defensor, os defensores pra conseguir ir ao ataque devera recupera a posse de bola, sendo que pra que ela passe da defesa pro ataque devera fazer com que a bola saia da área que é delimitada pela linha dos 3, se essa posse de bola for recuperada dentro dessa área, assim configurando o inicio de um ataque e, a equipe atacante passa a defender, caso a posse de bola seja recuperada fora dessa área, automaticamente a inversão de posição. Com critério de que as duas equipe terá 2min de jogo, ou a primeira que marca ponto, ou seja, fazer o encestamento da bola, sairá as duas equipes pra dar o lugar pra duas novas equipes.
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