PLANO DE TREINAMENTO COMPONENTES: BÁRBARA BAST
Por: Fabiana Motta • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 432 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: ATLETISMO
PROFESSOR: EDUARDO MARTINS
PLANO DE TREINAMENTO
COMPONENTES:
BÁRBARA BAST
FABIANA MOTA
TÂMARA BRANDÃO
TERESINA-PI
2016
Modalidade: Atletismo
Data: 24/05/2016
Local: Quadra da Faculdade Uninovafapi
Faixa Etária: 14-15
Conteúdo: Salto em Distância
Duração: 20 a 25 min.
Material: Elástico, Bambolê, Cone, Tábua, Saco de Estopa, Lenço.
Objetivo: Proporcionar aos alunos a experimentação do salto em distância, fazendo com que, de maneira divertida, cada um atinja sua distância máxima.
ATIVIDADES:
No início da aula com os alunos sentados em círculo a colaboradora deverá dar uma explicação sobre o que é o salto em distância, onde é feito, como é feito e um pequeno resumo sobre as regras do salto.
AQUECIMENTO:
Inicialmente será realizado um alongamento com os alunos e depois irão correr uma volta à vontade na quadra.
Atividade nº 1- Pula, pula: Inicialmente os alunos serão divididos em duas equipes, ao sinal do colaborador (a), deverão pular o elástico, voltando a formar a mesma fila, onde cada aluno fará esse movimento três vezes. Posteriormente será trabalhada a corrida e salto ao mesmo tempo com utilização do elástico, pedindo aos alunos para correr e pular em direção do mesmo.
Atividade nº 2- Brincar com bambolê: Formar uma fila, ao sinal, cada aluno irá pisar dentro do bambolê representando (impulso), pular o elástico (salto) e novamente pisar dentro do bambolê (distância), onde cada aluno fará esse movimento três vezes.
Atividade nº 3- Corrida do saco: Manter a mesma divisão dos alunos em equipes. As equipes deverão estar junto ao cone que sinalizará o local de partida. Dar aos alunos da frente um saco de estopa. Eles entrarão no saco e segurarão a borda do saco perto da cintura. Ao sinal do colaborador, os alunos irão saltar até um cone que estará posicionado.
PARTE PRINCIPAL:
Os mesmos se posicionarão na área especifica para realização do salto em distância, formando uma fila para execução do movimento. Primeiro o aluno se concentra para saltar, imagina mentalmente seu salto e em seguida inicia uma corrida em direção à caixa de areia, começa devagar e vai aumentando gradativamente a velocidade. Estabiliza a velocidade e bate o pé em que tem maior destreza na tábua de salto e se impulsiona para saltar. Vale ressaltar que a impulsão só pode ser feita com o pé de apoio na tábua de salto. Se o aluno (a) queimar, colocando o pé fora da tábua, o salto será considerado como uma falha. Feita a impulsão, o mesmo lança a perna, que está livre para frente ganhando elevação e desenvolvimento horizontal.
VOLTA A CALMA (RELAXAMENTO): Percepção Tátil
A turma deverá ser posicionada em círculo e em pé. Um aluno deve ser colocado no centro de olhos vendados, outro aluno será escolhido, com todos em silêncio e com olhos vendados, somente com as mãos irá adivinhar quem é o colega. Quando adivinhar, o outro fica no lugar e a brincadeira continua.
...