PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I: RELATÓRIO FINAL
Por: Larissa Santana • 6/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.901 Palavras (12 Páginas) • 684 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I: RELATÓRIO FINAL
CLARISSA SANTANA DA SILVA
ANA WITÓRYA RAMOS ALMEIDA
MACEIÓ/AL
Junho/2019
CLARISSA SANTANA DA SILVA
ANA WITÓRYA RAMOS ALMEIDA
PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I: RELATÓRIO FINAL
Relatório final apresentado a Faculdade Estácio de Alagoas, no curso de Educação Física Bacharelado, como um dos requisitos para a conclusão da disciplina Prática Profissional em Educação Física I. Orientador: Kleiner Márcio de Andrade Nemezio.
MACEIÓ/AL
Junho/2019
3. INTRODUÇÂO
O estágio supervisionado tem como objetivo desenvolver em cada estudante a vivenciar diversas situações no dia a dia, e com isso tornar seu aprendizado mais eficiente através da experiência adquirida para na prática ser assimilado com mais facilidade, com isso o estudante precisar levar a sério, ter responsabilidade e comprometimento pois esse e um momento de aprendizado. Segundo (SCALABRIN; MOLINARI, 2013),
Os estágios são importantes porque objetiva a efetivação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades através da supervisão de professores atuantes, sendo a relação direta da teoria com a prática cotidiana (SCALABRIN; MOLINARI,2103).
O esporte traz grandes benefícios para a sociedade, pois além de reduzir a probabilidade de aparecimento de doenças, torna-se também um ponto de equilíbrio e representa uma expressão de prazer para que o indivíduo possa desfrutar das emoções e expectativas da sociedade contemporânea, e se torna importante pelo fator cultural que traz para o meio social pois e através da sua prática que são alcançados grandes eventos culturais. “Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos” (BARBANTI, 2007).
O estágio supervisionado da disciplina prática profissional em educação física I com esporte de alto rendimento, foi realizado na EQUIPE TRÊS MAIS, localizada na rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, S/N no bairro da Ponta Verde em Maceió-AL, CEP. 57036-560. A ênfase do estágio I foi acompanhar os atletas de alto rendimento do triatlo.
4. OBJETIVO DO ESTÁGIO
Observar os treinos dos atletas de triatlo, adquirir novas experiências em minha área de formação, acompanhar o preceptor do estágio e aprender sobre o treinamento de alto rendimento.
5. METODOLOGIA
O primeiro passo para o início do estágio foi proposto pelo professor que seria imprimir e entregar a carta de apresentação contendo os dados do aluno para que o mesmo pudesse assina-la, e depois disso o aluno entrega-la na instituição escolhida para realizar o estágio, assim dando início a documentação necessária para a regulamentação do estagiário.
Com o local do estágio escolhido e a carta de apresentação assinada o próximo passo foi organizar e preencher os dados do termo de compromisso através do Sistema de Informação Acadêmica (SIA), onde colocamos nossos dados pessoais, dados da instituição escolhida para o estágio e do preceptor do estágio, depois imprimimos 03 vias do termo, onde foram devidamente assinadas pelo professor da disciplina, preceptor do estágio, aluno e representante da faculdade, para obtenção do direito ao seguro e regulamentação do estagiário para iniciar suas atividades no campo.
Com tudo certo na documentação foi entregue uma das vias na instituição, onde iniciei o estágio no período de 11/03/2019 a 17/05/2019, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, no turno matutino das 06:00 as 08:00 horas. O estágio desenvolvido nesse período teve como público alvo adultos entre 30 a 55 anos.
O preceptor Diego Palagani sempre chegava no horário proposto, muito atencioso com todos os estagiários e também com os atletas, não só ele mais os outros professores Rafael Padilha e Carlos Kleber também sempre compartilhando suas experiências e vivências conosco, praticamente todos os dias tínhamos uma palestra o que tornou o estágio mais atrativo.
Os alunos nos receberam muito bem sempre estavam de alto astral apesar do horário, grande maioria chegava para treinar as 04:30 da manhã mais sempre quando chegávamos estavam de bom humor e brincando, eles são bastante esforçados, e treinam com bastante dedicação e amor pelo esporte.
O preceptor Diego Palagani usar planilhas para fazer os treinos dos atletas, ele nos informou que faz o treino toda semana de acordo com o objetivo de cada atleta, o mesmo disse que gosta de fazer por semana para poder acompanhar melhor seus atletas e caso ocorra do atleta faltar a semana de treino por doença ou qualquer outro motivo não e liberado o novo treino, até que o mesmo realize o treino da semana anterior em que faltou.
Seguindo a matéria foi proposto pelo professor apresentar um seminário falando sobre o local do estágio, faixa etária e nível dos atletas, apresentar nosso preceptor, falar um pouco do esporte, nossa primeira impressão, intervenção e conclusão, formamos grupo de 5 pessoas e apresentamos no dia 15 de maio, o seminário valia até 03 pontos e foi a última nota para juntar com o relatório final.
5.1 PERÍODO DE OBSERVAÇÃO
As observações foram realizadas do dia 11 de março a 05 de abril, nesse período foi observado as rotinas dos atletas e treinos que eram enviados pelo professor todo domingo o treino da semana toda, o treino variava de atleta mais os mesmo tinham nos dias de terça e quinta-feira o treinamento funcional.
5.2 PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO
Após o período de observação, participamos de algumas aulas como o treinamento funcional que acontece toda terça e quinta-feira de 05:30 as 06:30, e também participamos de aulas como educativo para corrida, mobilidade, core e alongamentos.
5.3 PERÍODO DE INTERVENÇÃO
Foi proposto pelo nosso preceptor um estudo de caso, onde tivemos que nos dividir em duplas e escolher dois atletas para acompanharmos os treinos deles do período de 15 de abril a 06 de maio, escolhemos os atletas Guilherme Falcão, de 50 anos e apenas 6 meses no triatlo e a atleta Jeane Santos, de 40 anos, pratica corrida a 9 meses.
...