Plano de Aula de Futsal - Sistema 3x1
Por: Antonio Marra • 1/12/2018 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 727 Visualizações
[pic 1]
PLANO DE AULA
- IDENTIFICAÇÃO
NOMES:
TEMA: Sistemas de ataque no Futsal.
PÚBLICO ALVO: 2° ano do Ensino Médio.
- OBJETIVO
Trabalhar o sistema de ataque 3x1.
- CONTEÚDO
-AQUECIMENTO
Primeiramente os alunos irão brincar de “carimba ameba”. Após a brincadeira eles se dividirão em duplas com uma bola de futsal para cada dupla, a fim de trabalhar fundamentos básicos do futsal como passe, domínio, condução, drible/finta e cabeceio. A cada fundamento realizado será efetuado um tipo de alongamento.
-DESENVOLVIMENTO[pic 2]
Atividade 1 – 2×1 com área delimitada
Objetivos: método global ou complexo de como defender um pivô e um atacante, de como e quando passar a bola para o pivô e de como ocupar os espaços da quadra jogando com limitação de sua área de atuação – situação típica dos pivôs.
Para aproveitar melhor o espaço da quadra, os alunos se dividirão em dois grupos e em cada grupo terá um pivô (número 3), um defensor (número 1) e um atacante (número 2). O atacante faz o passe para o pivô que deve girar para cima do defensor e passar coma bola dominada entre os pratinhos, enquanto o defensor terá que impedi-lo. O defensor pode antecipar o passe do atacante para o pivô, trabalhando antecipação (defensor) e proteção da bola (pivô). O atacante não poderá ajudar o pivô então ele faz o passe e espera o término da jogada que ocorrerá caso o pivô passe os pratinhos ou o defensor roube a bola. Após a finalização da jogada, o atacante vai para o lugar do pivô, o pivô para o do defensor e o defensor vai para o final da fila.
Nessa atividade não deve explicitar que é um trabalho para o pivô, o objetivo é que os alunos possam desenvolver esse raciocínio sozinhos.
[pic 3]
Atividade 4 – 2x(1+goleiro) com área delimitada
Conversar
Vivenciar a mesma situação agora tendo como objetivo fazer gols, seja pelo atacante, seja pelo pivô.
O atacante terá que trazer para esse jogo os conceitos aprendidos – se o pivô estiver marcado, manter a bola consigo, mas agora, visando à progressão ao gol adversário; se o marcador tentar sair para marcá-lo, visando recuperar a posse da bola, buscar o pivô que estará desmarcado, para que ele receba a bola e finalize a gol. O pivô só poderá se movimentar entre os pratinhos enquanto o atacante e o defensor são livres. Mantém a relação dos rodízios.
[pic 4]
[pic 5]
-VOLTA Á CALMA
Com o grupo de pé em círculo, o participante escolhido para começar faz um gesto como bater palmas ou bater os pés, por exemplo. O jogador do lado esquerdo deve imitar o gesto do primeiro e acrescenta um novo, fazendo o movimento logo em seguida. A brincadeira segue com cada participante imitando os gestos dos anteriores e inventando um gesto novo. Quem erra a sequência sai da roda.
- RECURSOS PEDAGÓGICOS
Bolas, cones, coletes, apito e quadra poliesportiva.
- FORMA DE AVALIAÇÃO
Abrir para que dúvidas sejam colocadas ao professor e outros alunos. Refletir sobre a dificuldade de atividade e reforçar os conceitos básicos do esquema 3x1 e de quando passar a bola ao pivô. Bem como quais as ações que o defensor deve ter para que, mesmo em inferioridade numérica, consiga facilitar sua atuação.
...