Portfolio Educação Física Bacharelado
Por: Christian Soares • 29/9/2022 • Resenha • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 131 Visualizações
[pic 1] Educação Física Bacharelado
LETYCIA DE SOUSA OLIVEIRA
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina, Preparação Fisica Geral, sob a orientação do Professor: SÉRVIO ANTONIO BUCIOLI
Centro Universitário Claretiano
TAGUATINGA / DF
2022
IDENTIFICAÇÃO:
Disciplina: | Preparação Física Geral | Turma: | DGEFB1802TGTA0S |
Nome do Tutor: | SÉRVIO ANTONIO BUCIOLI | ||
Nome do Aluno: | LETYCIA DE SOUSA OLIVEIRA | RA: | 1144468 |
Caro professor Sérvio escrevo esta carta para lhe contar sobre a importância de aprender os Princípios Científicos do Treinamento e de aplicar esses conteúdos em minha prática profissional, Os princípios do treinamento físico impulsiona o indivíduo para ter todo seu esforço e trabalho norteado e planejado, detalhes como: execução, consolidação e controle da preparação de um atleta ou esportista amador será melhor elucidado para os acertos. Incluindo todos os aspectos e fases do treino, demonstrando o conteúdo, as fases, os métodos e a planilha organizacional dos exercícios físicos.
O primeiro princípio que acredito ser de extrema importância é o da Individualidade que diz respeito a seu potencial biológico relacionado a cada indivíduo de acordo com suas capacidades e características físicas e motoras. Alguns fatores são levados em conta para que p individuo tenha sucesso ao escolher seu tipo de exercício físico.
Não tenha dúvida que o professor bem antenado e preparado, vai saber usar este princípio ao seu favor, como na escolha de um potencial esportivo, seja ela característica biológica da pessoa em função do esporte, seja um grande envergadura para um potencial da natação ou MMA, seja um potencial de força para um esporte de levantamento, em fim ao montar o programa de exercício o professor vai levar em conta alguns fatores, seja Sexo, idade, saúde, as qualidades individuais afim de construir o processo de treinamento que irá beneficiar este indivíduo, estimulando o máximo do mesmo
Dando continuidade vamos falar sobre o princípio da adaptação que em sua definição seria remeter o indivíduo a quebra da sua homeostase seria adaptar o atleta ou aluno ao meio, aos estímulos expostos, lembrando que quando melhor este processo de adaptação, mais fácil será o movimento que o mesmo foi treinado, seria quase uma mecanização do movimento a fim de alcançar um gesto motor perfeito.
Autores como Tubino (2003, p. 95) demonstra ainda em seus estudos que "todos os estímulos atenuantes sobre o organismo podem se tornar fatores estressantes". Com isso da vou colocar os ter tipos de stress ligado a este princípio. Físico: gerado por qualquer fenômeno da natureza como calor, humidade e etc. Bioquímico: está relacionado a química e farmacologia como medicamentos, drogas, calmantes e etc. e o Mental está relacionado a mente do indivíduo, seja por ansiedade, depressão ou algum fator mental eu interfira no indivíduo. Vamos colocar o fator SIndrome da Adaptação geral que constitui um conjunto de variáveis específicas não desencadeadas quando o organismo é exposto a um meio de adaptação à manutenção da homeostase, o estimulo vai gerar uma compensação.
A síndrome de adaptação geral (SAG) é dividida em três fases que podem se suceder até que o agente estressante, na sua ação sobre o organismo, atinja o limite da capacidade fisiológica de compensação do 1ª Fase: Reação de alarme. 2ª Fase: Fase da resistência (adaptação). 3ª Fase: Fase da exaustão.
Dantas (2003) define os termos utilizados para descrever este desgaste orgânico que a atividade física provoca: 1) O cansaço está relacionado ao desgaste pelo exercício. 2) A fadiga é quando tuas reservas se depletam sendo relacionado ao acumulo de catabolitos no organismo que dificultará a continuidade da atividade física 3) sobretreinamento, é uma recuperação incompleta, provocando exaustão e, diminuindo a capacidade de trabalho. 4) exaustão, quando o corpo não se recupera, podendo gerar de insuficiência de repouso ou alimentação inadequada, com caráter progressivo.
Professor vamos citar o princípio da sobrecarga que quando se aplica um carga ocorre uma compensação para o corpo voltar a suas homeostase, a assimilação compensatória, composta de uma fase de recuperação, em que as reservas orgânicas seriam reestabelecidas, e o período de restauração ampliada, no qual seria assimilada maior reserva energética para aplicação de novos estímulos. A assimilação compensatória e a capacidade do organismo retornar ao seu estado ou melhor de determinado agente que o estressara. O período de recuperação e restauração ampliada tem relação com a energia para nós estímulos.
...