Portfólio Semestral
Por: jaironoliveira • 22/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.148 Palavras (9 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO........................................................................................................6
2 - INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR .......................7
3 - CONCLUSÃO ......................................................................................................12
4 - REFERÊNCIAS ....................................................................................................13
1 - INTRODUÇÃO
A Interdisciplinaridade é compreendida como uma forma de se trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagem em diferentes disciplinas. É compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado.
Esse método não dilui ou elimina as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade, trata-se de torná-las comunicativas entre si, melhorando o desenvolvimento multifatorial do aluno, tornando necessário a atualização quando se refere às práticas do processo de ensino aprendizagem.
Falaremos da integração das disciplinas a partir da compreensão das diversas causas ou fatores que acontecem no cotidiano, levando em consideração o contexto geográfico, e trabalhar todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados.
A interdisciplinaridade tem como finalidade ampliar o sentido entre o que se aprende de cada disciplina de conhecimento e o que vai usar no seu dia a dia, deixando o aluno com autonomia de relacionar os assuntos com sua realidade.
Sendo assim, é essencial repensar a metodologia de trabalho de modo a retirar o estudante da condição passiva e dependente, que tem como princípio repetição e a cópia, para a condição de sujeito atuante nas aprendizagens realizadas, por meio do uso de estratégias de ensino que exijam dele a busca de informações, a elaboração própria e a permanente reconstrução do conhecimento.
Alinhado ao conceito de interdisciplinaridade vamos contextualizar o aspecto inclusivo no ponto de vista educacional, mostrando a importância de planejamentos voltados a observância da individualidade dos alunos, prezando pela equidade e proporcionando aos mesmos a oportunidade de desenvolver seu senso crítico, poder de decisão, utilizando o campo interdisciplinar na formação do conhecimento, agregado as práticas esportivas, no sentido de motivar todos os alunos sem exceção. “A necessidade de um ambiente inclusivo fundado no compromisso com os valores humanos e articulado coletivamente, em que o professor possa expor os seus receios, limites e necessidades”. Sekkel (2003)
2 - INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Diante do contexto apresentado queremos mostrar a importância da Educação Física no contexto interdisciplinar como componente curricular nas escolas de ensino fundamental e contextualizar a educação inclusiva como ferramenta de interação no processo de ensino aprendizagem. A partir da análise dos artigos e textos propostos, percebemos que a Educação Física não é legitimada no âmbito social, sendo ela discriminada entre as demais disciplinas na Escola, fugindo radicalmente do seu objetivo que é desenvolver capacidades cognitivas, motoras e afetivas através da prática pedagógica do profissional de Educação Física.
Atualmente, as escolas adotam um currículo fragmentado e fundado em conteúdos desconexos que fazem pouco ou nenhum sentido para os alunos. A organização curricular deve acontecer baseada nas contribuições de cada disciplina para o processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, os conteúdos devem estar organizados de forma que uma disciplina complemente a outra no sentido mais global possível, possibilitando o estabelecimento de vínculos e relações.
A opção pela ação interdisciplinar tem por consequência a interação entre professores e alunos, promovendo a construção do saber, do conhecimento numa ação mútua e estimulando o aluno a desenvolver suas capacidades cognitivas, afetivas e sociais. As disciplinas que propõem um trabalho interdisciplinar devem também estabelecer relações em suas possibilidades e limitações, focando no conhecimento e sua forma de ser assimilado.
Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, uma proposta de abordagens em diferentes disciplinas, compreendendo as partes de ligação entre as diferentes áreas do conhecimento, unindo-se para transpor as barreira do pensamento com algo inovador, buscando o conhecimento, resgatando possibilidades e ultrapassando o pensar fragmentado. É buscar sempre uma forma de fazer com que o aluno desenvolva um pensamento autônomo, na tentativa de superação do saber. Para que tal objetivo seja atingido, o currículo precisa estar organizado de maneira desfragmentada, não linear e articulada, evitando a compactação dos conteúdos em disciplinas, uma vez que isso dificulta uma compreensão mais global, por parte dos alunos, acerca dos temas trabalhados.
Fazenda (2001, p. 22) afirma que “nesse itinerário de vários anos, estabelecemos parcerias (categoria maior da interdisciplinaridade) com iguais e diferentes, rede pública ou academia. Pouco a pouco, procuramos atribuir significado às coisas e, nesse processo, aprendemos que a intersubjetividade (princípio primeiro da parceria) é muito mais que uma questão de troca, pois o segredo está na intenção da troca, na busca comum da transcendência.”
Uma postura interdisciplinar pressupõe numa maneira de criar o conhecimento, sendo primordial a participação de todos, pois o saber acontece através da atuação e da contribuição de todas as áreas. Não podemos negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em salas de aula, pois com isso quem ganha são os alunos, por ser uma forma prazerosa, criativa e diferenciada de se transmitir as matérias, desenvolvendo o mesmo trabalho proposto em cada disciplina de maneira mais atrativa para os alunos, afinal todas as disciplinas andam de mãos dadas, uma necessita da outra para o seu desenvolvimento, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja um todo, pois assim teremos alunos cada dia mais motivados em sala de aula.
...