Atps De Quimica 2°semestre
Monografias: Atps De Quimica 2°semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michaelrodrigo • 22/3/2013 • 635 Palavras (3 Páginas) • 898 Visualizações
Informações e características do alumínio:
O alumínio e um elemento químico de símbolo Al de numero atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) com essa massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é solido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade de seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, alem das aplicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem. O alumínio possui nove isótopos, cujas massas atômicas variam entre 23 e 30 u. Somente o Al-27, estável, e o Al-26, radioativo com uma vida média de 7,2*105 anos, são encontrados na natureza. O Al-26 é produzido na atmosfera a partir do bombardeamento do argônio por raios cósmicos e prótons, ou mesmo de produção do alumínio primário.
O alumínio não é encontrado na natureza como um elemento puro. Ele apresenta reatividade química relativamente alta, o que significa que tende a se combinar a outros elementos e formar composto. Mais de 270 minerais nas rochas e solos da terra abrigam composto de alumínio. Isso o torna o terceiro elemento mais encontrado na crosta terrestre, ficando atrás do silício e do oxigênio.
A fonte primaria do alumínio é um minério chamado bauxita. Um minério é qualquer solido de ocorrência natural do qual se possa obter metal ou mineral valioso. No caso, o material sólido é misturado de alumínio solido hidratado e de oxido de ferro hidratado. Hidratado é uma referencia as moléculas de água que se apegam quimicamente aos dois compostos. A fórmula química do oxido de alumínio é Al2O3 e a do oxido de ferro é Fe2O3.
Os deposito de bauxita surgem como camadas lisas localizadas perto da superfície terrestre, e podem se estender por quilômetros. Os geólogos os localizam por meio de prospecção. Extrair amostra de núcleo ou escavar locais que possam abrigar o minério. Ao analisar as amostra, os cientistas podem determinar a quantidade e qualidade da bauxita.
Outros usos do alumínio:
Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa têm sido utilizados com frequência para formar caixas de trens.
Embalagens: Papel de alumínio, latas, embalagens Tetra Pak e outras.
Construção civil: Janelas, portas, divisórias, grades e outros.
Bens de uso: Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.
Transmissão elétrica: Ainda que a condutibilidade elétrica do alumínio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmissão elétricas é compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distância entre as torres de transmissão.
Nomes
...