Preparação fisica geral
Por: amaziel • 23/8/2015 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 1.528 Visualizações
[pic 1]
ELADIO JUSTINIANO RIBEIRO NETO- 1106831
ATIVIDADES DO PORTFÓLIO 1
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina musculação e treinamento de força como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Marco Antonio Teixeira.
(POLO DE TAGUATINGA - DF)
2015
Descrição da atividade
Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta da Unidade1, responda às seguintes questões:
1) De acordo com a disposição de suas fibras, como os músculos podem ser classificados?
Resposta:
Os músculos que possuem a convergência de suas fibras para a origem e inserção, tornando o ventre muscular com maior diâmetro, como o bíceps braquial são considerado fusiformes. Os músculos que possuem a convergência de suas fibras apenas para uma face do tendão são chamados de unipenados e os que possuem a convergência para as duas faces do tendão são chamado bipenados. Também podem ter largura e comprimentos a do romboide e, fibras circulares, como o orbicular.
2) Basicamente existem três tipos de contração, que também são conhecidas como ações musculares. Cite-as e descreva.
Resposta:
1- A contração concêntrica: onde os pontos de origem e inserção se aproximam, encurtando a musculatura, considerada a fase positiva do exercício.
2 - A contração isométrica: onde os pontos de origem e inserção não se alteram praticamente. Nesse tipo de contração não predomina nenhuma fase no exercício.
3- A contração excêntrica: onde os pontos de origem e inserção se afastam, alongando a musculatura, considerada a fase negativa do exercício.
3) De acordo com a função exercida, como o músculo pode ser classificado? Defina.
Resposta:
Dependendo da função exercida, o músculo pode ser classificado como: agonista, quando é o motor principal, em que sua contração é responsável pelo movimento; antagonista em que se opõe a ação do agonista, seja para controlar a força ou velocidade do agonista; e sinergista quando se contrai ao mesmo tempo no auxílio do agonista, seja para ajudar no movimento, fixar a articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado podendo ser classificado como, sinergista, sinergista verdadeiro, sinergista auxiliar, motor auxiliar, neutralizador, fixador e estabilizador.
4) O sistema de alavancas é um dos aspectos mais característicos da mecânica muscular presente no treinamento de força, representado tanto nas articulações como nos equipamentos de musculação. Defina cada uma das alavancas.
Resposta:
Alavanca inter-resistente: É quando a aplicação da força resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).
Alavanca interfixa: É quando o ponto apoio (A) está no meio de onde é aplicada a força potente (P) e a aplicação da força resistente (R).
...