Projeto de prática neuroanatomia
Por: Mell Pires • 8/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 1.932 Visualizações
[pic 1]
Lameky Pires Silva
RA: 1188526
Educação Física Bacharel
Neuroanatomia
Professor: Edson Donizetti Verri
Taguatinga DF, setembro de 2016.
Projeto de Neuroanatomia:
Benefícios da atividade física para o aparelho locomotor dos pacientes com osteoporose
Introdução:
Esse trabalho tem como objetivo identificar os benefícios da atividade física para os pacientes com osteoporose. Nele vamos abordar o que é a osteoporose, como devemos tratar, quais são os exercícios que são indicados para esse grupo de pessoas e quais são as prevenções. Vamos entender como os profissionais da área da saúde lidam com pacientes com esse tipo de problema, quais são os exercícios que são recomendados para melhora do quadro.
Osteoporose causa tratamentos e atividade física como benefício
A osteoporose é uma doença que ataca os ossos, consistindo em diminuir a quantidade de massa nos ossos em quantidade acelerada, provoca diminuição de absorção de cálcio e minerais, é clinicamente silenciosa até ocorrer uma fratura. É mais comum entre as mulheres após a menopausa, mas isso não quer dizer que antes desse período não apareça os sintomas, porém no período da menopausa há uma queda brusca de estrogênio que é um hormônio feminino, que também está presente nos homens só que em menor quantidade, que é responsável também por manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Com essa perda os ossos passam a se descalcificar se tornando mais frágeis.
No nosso corpo temos células responsáveis pela formação óssea e outras pela reabsorção, com o passar dos anos os tecidos ósseos velhos são destruídos e renovados pelas células osteoblastos, esse processo é chamado de reabsorção óssea, na osteoporose o corpo para de produzir o suficiente e absorvendo mais do que o necessário. Alguns fatores estão diretamente ligados a esse processo, como a deficiência de cálcio no organismo. O cálcio é um mineral que tem como função a formação normal dos ossos, encontrado principalmente nos alimentos, quando há pouca ingestão desse mineral ou quando o corpo não consegue absorver a produção de ossos e tecido ósseo pode ser afetado, sendo assim uma das causas da osteoporose.
Já a vitamina D é necessária para o fortalecimento dos ossos, pouco encontrada nos alimentos essa vitamina pode ser reposta através da exposição ao sol sem proteção pelo menos 15 minutos por dia, lembrando que deve ser realizada antes das 10h da manhã. Algumas pessoas tem deficiência em obter a vitamina D, e como ela não está tão presente nos alimentos e talvez não seja possível a exposição diária ao sol deve ser prescrita a suplementação dessa vitamina.
Alguns fatores de risco estão diretamente ligados às causas da osteoporose, como a idade avançada, o sexo, a raça e a hereditariedade do individuo. Estima-se que as mulheres tem mais propensão a desenvolver esse quadro de doença do que os homens, porém eles também podem ser acometidos. Fatores genéticos também podem ser responsáveis por essa variação, os negros possuem maior pico de massa óssea e tem menos predisposição do que os brancos e asiáticos. Mulheres brancas tem menos índice de pico de massa óssea na idade adulta, a estimativa é que 30% das mulheres brancas pós-menopausa terão pelo menos uma fratura por osteoporose. O fator genético hereditário pode ser uma das causas, pessoas com pais que já tiveram alguma incidência de fratura associada a osteoporose tem mais propensão a desenvolver a doença.
O sedentarismo pode ser considerado um dos fatores de risco, pois pode haver atrofia óssea e perda de cálcio. Com a atividade física regular há um aumento de massa muscular, aumenta a massa óssea e melhora o equilíbrio sendo menos propenso a quedas e eventuais fraturas, melhorando a qualidade de vida do individuo.
Por tanto para a prevenção e tratamento da osteoporose é recomendado uma dieta rica em cálcio e vitamina D. O cálcio pode ser encontrado nos leites e seus derivados, aveia, ovos, brócolis, agrião, espinafre, couve, amêndoas, açaí, sardinha, figo seco e laranja. A vitamina D que também é muito importante para a manutenção óssea pode ser encontrada através dos peixes e frutos do mar.
Em alguns casos são prescritos os medicamentos para a prevenção da osteoporose. São aprovados os estrogênios, alendronato, residronato e teriparatida.
Pessoas com osteoporose devem realizar atividade física também como tratamento para fortalecimento dos ossos. Em conversa com alguns profissionais da área da saúde todos informaram sobre a importância e os benefícios da atividade física.
Um desses profissionais é o Educador Físico da academia Body Fisio da cidade satélite do Gama- DF Israel Souza informou que já teve alunos com essa condição física e que é necessário o aluno prestar atestado médico liberando para a pratica de atividade física e informando se há alguma restrição para que ele possa trabalhar com o proposito de melhorar a qualidade de vida do aluno. Informou ainda que os exercícios são os mesmos passado para outros alunos na área da musculação, porém com cargas mais baixas e concentradas, e não devem realizar em hipótese alguma exercícios de alto impacto. Informou ainda que o ideal é realizar atividades de caminhada para fortalecimento ósseo.
...