Relatório aula Pratica Nutrição e Dietética
Por: geicii • 4/10/2020 • Relatório de pesquisa • 347 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Relatório aula pratica Nutrição e Dietética
GEICIELI CASAGRANDE – R.A 8097278
Linhares- ES
2020
As proteínas são biomoléculas orgânicas mais abundantes nos seres vivos depois da agua, contem basicamente em sua estrutura carbono, hidrogênio, oxigênio e o que difere a proteína dos outros macronutrientes é que ela tem nitrogênio na sua composição química. A principal função da proteína é por ela ser estrutural, pois ela faz a composição de toda nossa parte muscular, óssea e de todo nossos órgãos internos.
A proteína é a junção de vários aminoácidos, e para que tenha essa junção precisa-se de uma ligação peptídica, que é classificada como dipeptidio, tripeptideo, tetra e pentapeptideo.
As estruturas das proteínas são primarias que é uma sequencia da ligação determinada geneticamente, a secundaria sua formação no espaço de forma linear, dupla hélice ou folha pregueada, a terciaria tem uma estrutura secundaria dobrando sobra si mesma, e a quaternária onde temos uma associação de subunidades da estrutura terciária.
Os aminoácidos são classificados por dispensáveis que não pode ser sintetizados no organismo, o indispensável não pode ser sintetizado no organismo em quantidades suficientes através da alimentação, e o condicionalmente indispensável que em alguma fase da vida ou em alguma condição clinica exige que tenhamos a ingestão desse nutriente.
As proteínas podem ser classificadas como completa que tem o teor equilibrado de aminoácidos essenciais, as parcialmente incompletas que são deficientes de um ou mais aminoácidos essenciais, e tem a incompleta que não tem todos os aminoácidos essenciais.
As proteínas podem ser divididas por simples que na hidrolise fornece apenas aminoácidos e a proteína conjugada quando a hidrolise fornece aminoácidos e outros compostos.
Como citado no começo do vídeo a principal função da proteína é estrutural, que são a sustentação mecânica, contração muscular, transporte de nutrientes, formação de componentes corporais essenciais, produz anticorpos e regula o balanço hídrico.
Se faltar a proteína ela vai prejudicar tanto no crescimento quanto na manutenção dos tecidos podendo levar a quadros de subnutrição.
É importante ressaltar a importância do equilíbrio nutricional, nem o excesso, nem a falta mais sempre na quantidade ideal que o corpo precisa.
...