Relatório de Prática Ginástica de Neuroanatomia
Por: proffeliz2 • 28/6/2020 • Relatório de pesquisa • 943 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
JANAÍNA LOPES FÉLIX PEREIRA – 8091003
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS:
NEUROANATOMIA
JUIZ DE FORA
JUNHO/2020
RELATÓRIO: NEUROANATOMIA
Nesse vídeo, o professor explica sobre as estruturas do plexo braquial, plexo lombo sacral e os nervos cranianos, sobre suas localizações e respectivas funções.
Na primeira parte da web aula, o professor nos apresenta o plexo braquial, que é formado pelos ramos ventrais dos nervos espinhais de C5 a C8 (C = Cervical) e T1 (T = Torácica) que emergem dos músculos escalenos anterior e médio, na maioria das pessoas, mas também pode ser formado pela raiz C4 e T2 (forma sempre o nervo intercostobraquial).
O plexo radial é dividido em Ramos ventrais do nervo espinhal, troncos nervosos, superior, médio e inferior. Raízes posteriores e anteriores. Fascículo lateral, medial e posterior. Nervos colaterais e terminais.
Os nervos nos ramos ventrais do plexo braquial, são:
A raiz de C5 forma o nervo escapulo dorsal: inversão sensitiva e motora dos músculos romboides maior e menor.
A raiz de C5, C6 e C7: forma o nervo torácico longo que atua na inversão sensitiva motora do músculo serrátil anterior.
A raiz de T1: forma o nervo intercostal, que inerva sensitivamente e motor o músculo intercostal.
Sobre os ramos do plexo braquial, podemos citar o tronco superior, o médio e o posterior.
O tronco superior é formado pelos ramos C5 e C6, que origina os nervos supra escapular ou supra espinhal e infra espinhal. Esses dois músculos são parte do manguito rotador. Também se divide em raiz anterior e outra posterior.
O tronco médio é formado pelo ramo C7, que se subdivide em uma raiz anterior e outra posterior que forma o fascículo lateral e posterior.
O troco posterior é formado pelos ramos C8 e T1, que se subdivide em uma raiz anterior e outra posterior que forma o fascículo medial e o fascículo posterior.
As raízes anteriores do tronco superior e médio formam o fascículo lateral, que origina o nervo peitoral lateral (nervo colateral) e o nervo musculo cutâneo e forma a raiz lateral do nervo mediano (nervo terminal). Este trecho, refere-se ao fascículo lateral.
O fascículo médio, é formado pelas raízes anteriores do tronco inferior, que origina os nervos peitoral medial, cutâneo medial do braço, cutâneo do antebraço (nervos colaterais) e o nervo ulnar (nervo terminal).
As raízes posteriores de todos os troncos formam o fascículo posterior que origina os nervos subescapular superior e inferior, nervo toracodorsal (nervos colaterais) e nervo axilar radial (nervos terminais).
Sobre os nervos do plexo braquial; no fascículo lateral encontra-se o nervo peitoral, que é responsável por inervar o músculo peitoral maior.
Já no fascículo medial, o nervo peitoral medial, que é responsável pela inervação dos músculos, peitoral maior e menor. O nervo cutâneo medial do braço, que é responsável pela inervação da pele do braço, na face medial.
O nervo cutâneo medial do antebraço, é responsável pela inervação da pele, do antebraço na face medial.
Os nervos colaterais do plexo braquial, são: nervo subescapular superior (inervação do músculo subescapular) e inferior (inervação do músculo redondo maior), e nervo subescapular e nervo toracodorsal (inervação do músculo latíssimo do dorso). Todos, no fascículo posterior.
Os nervos terminais do plexo braquial, são: nervo músculo cutâneo (inervar a pele e os músculos coracobraquial, músculo bíceps braquial e músculo braquial. Nervo axilar, que é responsável por inervar a pele e o músculo deltóide e o músculo redondo maior. O nervo radial, é responsável por inervar a pele o músculo Tríceps braquial, Ancôneo, Braquioradial, extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor do dedo, extensor do V dedo, extensor ulnar do carpo, extensor longo do polegar, extensor do indicador, abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar e supinador.
...