Relatório do Estágio Iniciação e Treinamento Desportivo
Por: Kaio Santos Oficial • 21/4/2023 • Tese • 3.083 Palavras (13 Páginas) • 266 Visualizações
Universidade Pitágoras Unopar
Sistema de Ensino a Distância
Educação Física Bacharel
6 Semestre
Nome:
Kaio dos Santos Rodrigues
Relatório do estágio Iniciação e Treinamento Desportivo
Rio de Janeiro - RJ
2022
Kaio dos Santos Rodrigues
Relatório do estágio Iniciação e Treinamento Desportivo
Relatório apresentado á UNIVERSIDADE PITAGORAS UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de INICIAÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO do Curso de Educação Física - Bacharel.
Docente Supervisor: WILIAM BELARMINO
Rio de Janeiro - RJ
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................1
2 RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE 2
3 RELATO DOS ARTIGOS DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS USADOS NO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL 4
4 RELATO DE ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS 5
5 RELATO DA ANÁLISE DO LOCAL DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO 7
5 RELATO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO 8
6 RELATO DA OBSERVAÇÃO 9
7 RELATO DA PARTICIPAÇÃO 11
8 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO 13
9 RELATO DOS APONTAMENTOS DO SUPERVISOR DE CAMPO 14
10 RELATO DE INTERVENÇÃO 15
11 ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS ETAPAS DE CAMPO 17
12 APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS
18CONSIDERAÇÕES 19VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO ................................................................................. 20
REFERÊNCIAS 21
Segundo Diogo Diedrich, o esporte tem a capacidade de transformar pensamentos, quebrar paradigmas, educando os estudantes pelo movimento e interação social. O presente trabalho tem como foco principal analisar como vem sendo executadas as aulas de inciação e treinamento desportivo no WA Entrenimento e Eventos, visando discutir a importância deste tipo de atividade no amadurecimento dos sistemas e das habilidades nessesárias ao educando, tanto pela integração no contexto da aula de Educação Fisica, bem como a forma com que esta se destaca no contexto das demais atividades exigidas ainda nos primeiros anos de educação.
Por isso, torna-se importante adequar a metodologia de ensino de acordo com o desejo e necessidade do praticante, colocando-o no centro do processo de ensino-aprendizagem, para não fugirmos principalmente das características próprias da idade. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência com o ensino do futebol com base e predominância dos métodos recreativo e integrado/situacional durante o processo de iniciação esportiva, para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos em na escolinha em Cascadura.
De inicio começamos com um planejamento de aula entre os professores afim de ganhar tempo e seguir com o cronograma do que será proposto no dia. Antes de cada treino na Quadra de futebol da Igreja Metodista em Cascadura. Começamos sempre com uma brincadeira lúdica já que o trabalho é feito com crianças e pré-adolescentes, afim de aquece-lós de uma forma divertida liberando endorfina.
Na Avenida Ernâni Cardoso, no número 115, WA Esporte tem sido uma das grandes referências no requisito Escolinha de futebol. Sendo todas as aulas supervisionadas por 2 Professores e 2 estagiários para prestar auxílio aos treinadores, a Escolinha citada no bairro de Cascadura tem crescido devido a seriedade no trabalho.
Recepcionado por William Belarmino, responsável pelo projeto desenvolvido acima, demonstrei o interesse em desenvolver meu estágio não remunerado na instituição afim de obter conhecimento e troca de experiências. Afim de aprimorar meus conhecimentos, William junto com sua equipe, abraçou essa causa de me ensinar o passo á passo de como a empresa administra suas aulas. Apresentando ideias novas ao Seu Luís (outro treinador) obtivemos resultados legais, levando aquecimentos e estratégias de formas dinâmicas como brincadeiras do cotidiano, nas primeira tentativa junto restante da equipe o plano de aula, foi abraçado pelos alunos, trazendo resultados bons, de forma rápida, sem deixar de estimular a diversão no público atendido.
Platão diz que não devemos educar as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possa observar melhor qual a disposição natural de cada um. A estratégia da empresa tem como objetivo estimular a iniciação esportiva através do Futebol no meio das crianças e pré-adolescentes que devido a COVID-19, foi um dos públicos mais atingidos pelo sendentarismo devido ao fácil acesso a tecnologia. A Estratégia é manter as crianças entretida através da Metodologia da empresa devido ao avanço tecnológico, são inúmeras possibilidades metodológicas quando se trabalha com metodologias como principio pedagógico/educativo, por ampliar o envolvimento das crianças, de maneira prazerosa nas aulas.
...