Sistema Nervoso da Criança
Por: LeoElecio13 • 11/9/2017 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 673 Visualizações
Sistema Nervoso na Criança
O sistema nervoso surge cedo, cerca de 3 a 4 semanas após fecundação, no embrião. Surge como um espessamento, conjunto de células que se proliferam por divisões mitóticas, longitudinal do ectoderma (denominado plana neural), que logo se transforma em goteira e posteriormente em tubo neural.
Logo o tubo neural cresce e se transforma em uma estrutura composta de três dilatações, chamadas de vesículas encefálicas primitivas, que logo darão estruturas anatômicas principais no indivíduo adulto. No interior das vesículas encefálicas primitivas encontramos um fluido orgânico, líquor, que dará origem aos ventrículos cerebrais e aos canais de comunicação entre eles.
Vesículas encefálicas: Vesícula rostral ou prosencéfalo dá origem ao telencéfalo (este, por sua vez, originará o córtex cerebral e os núcleos de base) e o diencéfalo. Vesícula do meio é chamada mesencéfalo (como não há grande modificação continua sendo chamada assim). Vesícula caudal ou rombencéfalo ao se dividir, dá origem ao metencéfalo (que por sua vez originará o cerebelo e a ponte) e ao mielencéfalo (que originará o bulbo). O tubo neural continua cilíndrico e, gradativamente se transforma na medula primitiva que se tornará a medula espinhal do indivíduo adulto.
O desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC), que inclui o encéfalo e a medula espinhal ocorre, por outro lado, simultaneamente com a que origina o sistema nervoso periférico (SNP); neste caso, a maioria de suas estruturas (gânglios e nervos) surge a partir das cristas neurais que se formam nos dois lados do tubo neural. Ou seja, o desenvolvimento se dá através de, denominadas, células-tronco neurais, que ainda no útero sofre um explosivo crescimento de precisas divisões mitóticas.
Células-tronco são capazes de produzir neurônios e gliócitos na fase adulta e também no envelhecimento. Os gliócitos formam maior parte das células do Sistema Nervoso Central (SNC) sendo assim mais numerosas que os neurônios.
Fases e/ou estágios de desenvolvimento cerebral da criança: Indução neural, Proliferação celular, Migração e agregação seletiva, Diferenciação/maturação neural, Sinaptogênese. Estas fases/estágios são fundamental para o entendimento didático da formação cerebral da criança e vai desde a interação entre o ectoderma e mesoderma subjacente, à conexões sinápticas efetuadas por neurônios propagando impulsos nervosos.
O estágio de desenvolvimento cerebral ou estagio de maturação ontogenética do Sistema Nervoso e marcado pelo processo de mielinização, que é o processo pelo qual ocorre o desenvolvimento da bainha de mielina ao redor dos cilindros nervosos.
O cérebro em desenvolvimento é considerado plástico por ser capaz de reorganizar padrões e sistemas de conexões sinápticas visando a readequação do crescimento do organismo (corpo humano) as novas capacidades intelectuais e comportamentais das crianças.
O desenvolvimento do SNC inicia-se no útero e sofre influencias de fatores genéticos e ambientais, as pré-condições cognitivas são dadas pela herança biológica (que define a macroestrutura) sob a forma de potencial; sobre ela agem processos de aprendizado e memória, modelando o cérebro (microestrutura) da criança dotado de sinapses em excesso.
...