Teoria e Prática dos Esportes Aquáticos
Por: Raí Pacheco Leite • 30/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 232 Visualizações
Universidade Federal da Grande Dourados
Faculdade de Educação – FAED
Acadêmico : Raí Pacheco Leite 4° Semestre
Professora: Lara Elena Gomes
Disciplina : Teoria e Prática dos Esportes aquáticos
Trabalho teórico parte I
Evolução, regulamentação e contextualização histórica da natação
E assim se mostra que desde os antigos, que o ser humano viu que tinha a necessidade de se deslocar em ambientes aquáticos, onde traçava um objetivo que via que se tornava possível, porém precisaria de um longo período de aprendizagem. E isso foi observado devido a incessante observação com animais, que era por natureza se locomover em ambientes aquáticos. É dito e observado a hipótese de que alguém tenha levado uma queda em algum ambiente aquático onde o fez descobrir essa habilidade que talvez desconhecia.
Os primeiros registros da natação são de 5000 a.c, e assim se teve descobertas fantásticas na gruta de Gilf Kebir, que se encontrou lembranças extraordinárias de egípcios onde faz com a especificidade do ato de nadar se torne mais presente. Visto que era habito dos egípcios afrontar outros povos subestimando algumas habilidades, onde o ato de nadar era a técnica bem utilizada pelo egípcios.
Os gregos tinham uma certa afeição pela natação, e assim realizavam as olimpíadas, e vários registros artísticos, porem existiam nessa época diferenças significativas entre homens e mulheres, tanto social como moral. Na Grécia antiga o homem que não sabia nada era desconsiderado, pois era igualitário a alfabetização e natação.
Para os Romanos a natação era dada como um aperfeiçoamento social, tanto homens como mulheres podiam nadar, e no império romano que foi encontrado os primeiros registros de piscinas públicas com cerca de 70 m de comprimentos, sendo propicias para competições,
No século XV que foi uma época que teve um marco gigantesco onde tudo foi destruído por enchentes e centenas de mortes foi causada pelas chuvas, fez com que Leonardo Da vinci, buscasse conhecimento e encima de tudo varia pesquisas para assim obter o controle das aguas, isso tudo por ter tido um trauma que foi vivenciado nessas cidades que houve essas destruições.
Em meados do sécula XIX começa m a surgir as primeiras competições, e em meados do século XX Annette Kellerman deixa a Australia com o intuito de se tornar uma nadadora profissional, é dito que os homens eram livres para nadar, pois podiam retirar a maior parte de suas roupas para banhar-se, e já as mulheres sempre era o alvo de constrangimento quando se aproximava para se banhar. E assim as mulheres usavam imensos trajes de banho, que se tornavam desagradáveis. Chegando primeiramente na Inglaterra Kellerman ficou admirada com os trajes que as mulheres americanas usavam para a natação, não era a intenção dela ir contra as regras das americanas, porém ela defendia o seu ponto de vista, que dizia que para a pratica da natação era necessário que os membros ficassem livres para a circulação, e com isso Kellerman decide criar um fato de banho -Kellerman Suit- que era uma adaptação do modelo masculino, certa disso, vestiu o Kellerman Suit e caminhou com ele, perto de Boston. Porém esse gesto foi considerado obsceno e Annette Kellerman foi detida por atentado ao pudor. O juiz, portanto, diz em julgamento que Kellerman violou a lei americana, porém ela o questionou perguntou quantas mulheres mais iriam precisar morrer por não aprenderem a nadar? E com isto , Kellerman viu o seu Fato de Banho ser aceite e ainda teve a oportunidade de esclarecer a sua concepção. O Kellerman Suit revolucionou a época, muito além dos EUA, pois o seu protagonismo correu mundo. E contando com todo essa conquista foi uma marco para o desenvolvimento igualável entre homens e mulheres, mais especifico entre as competições.
A fundação da F.I.N.A., em Londres, 1908. No mesmo local e no mesmo ano, ainda se realizam os últimos Jogos Olímpicos, apenas com participação masculina na modalidade de Natação Pura. Sendo que em 1912, em Estocolmo realizam-se os primeiros Jogos Olímpicos com participação feminina na modalidade Natação.
E o fato da Primeira Guerra Mundial surgiu as mudanças comportamentais, como no vestuário , onde as mulheres deixaram de usar espartilhos. E também surgiram alguns problemas financeiros, pois milhares de homens deixaram seu país e abandonaram o seu local de trabalho, esse fato provocou grandes transformações ao nível social, sendo que as mulheres foram “obrigadas” a sair de casa e ocupar os lugares deixados pelos maridos na indústria. Com isso, ganharam liberdade e autonomia, começam a frequentar mais locais públicos, a adoptar novos modos de vestir e a praticar desporto, sendo este último um novo foco de interesse.
Já no Brasil a natação se tornou esporte apenas em 1898, quando o Clube de Natação do Rio de Janeiro, realizou o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade. A prova realizada nesta competição foi a travessia de 1.500 metros entre Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia. O sucesso da competição foi tanto que duraria até 1912. Um pouco antes de ser realizado o primeiro Campeonato Brasileiro, cabe ressaltar que quem promoveu esta competição foi a Federação Brasileira das Sociedades de Remo, em 1897. Esta entidade surgiu da parceria firmada entre clubes de remo do Rio de Janeiro que passou a incentivar a natação entre os remadores.
...