Trabalho Ergonomia
Por: carlosluis91 • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.133 Palavras (5 Páginas) • 407 Visualizações
Questão nº 1
- Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.
- Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.
- Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre os focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.
Questão nº 2
Taylorismo é um movimento da administração científica elaborado pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor (1879) no final do século XIX e início do século XX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
A Administração Científica foi desenvolvida em meio a um processo de transformação gerado pela segunda Revolução Industrial, com o aço substituindo o ferro, e a energia elétrica e o petróleo sendo usados no lugar do vapor. Engenheiro mecânico, Taylor, também conhecido como “Pai da Administração Científica”, construiu sua carreira trabalhando em importantes empresas como: Midvale Steel Company, Bethlehem Steel Company e Cramps Shipbuilding Company. Ele escreveu cinco livros, dentre eles: Princípios da Administração Científica e Gerência de Fábrica que permitiram com que fizesse parte do rol de pessoas, em especial engenheiros, que contribuíram com o pensamento administrativo.
A Administração Científica se baseia em quatro princípios básicos, desenvolvidos por Taylor, que visam melhorar o desempenho da organização
- Encontrar uma melhor maneira: para Taylor, o trabalho é governado por leis científicas. Descobrir essas leis, para realizar o trabalho da melhor maneira, é o primeiro passo para a obtenção de uma produção eficiente.
- Pessoas certas para as tarefas: para Taylor, as pessoas são diferentes. Assim, elas devem ser selecionadas "cientificamente" para executar determinadas tarefas.
- Supervisão, recompensa e punição: para Taylor, a supervisão era essencial para assegurar que a melhor maneira de executar a tarefa fosse de fato empregada.
- Sistema de incentivos salariais: Taylor acreditava que, se os trabalhadores entendessem a lógica que fundamentava o método de trabalho por ele proposto, com um sistema de incentivos salariais por peça, eles o utilizariam em benefício próprio. Esse incentivo recompensaria os operários que produzissem acima do nível esperado de produção, determinado "cientificamente" pela gerência, e penalizaria os operários que não conseguissem atingir esse nível.
Questão nº 3
Os 3 principais pressupostos da ergonomia são: a interdisciplinaridade, a análise da situação real de trabalho e a participação dos sujeitos.
- Interdisciplinaridade: no âmbito da educação física, especificamente em academias de musculação, esse princípio traz ao aluno resultados melhores, mais rapidamente, mais globais, pois estando, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, os responsáveis pelas criações dos aparelhos, envolvidos para melhor atender o cliente, os efeitos positivos são inevitáveis.
- Análise de situações reais: tanto o ponto de vista técnico como o ponto de vista humano são essenciais no processo como um todo. Há combinação entre os objetivos e metas determinados pela tarefa e as características pessoais do trabalhador, a experiência e o treinamento de que dispõe o individuo. Saber quais as dificuldades no dia a dia do cliente e como e o que ele faz para superá-los, faz com que o ergonomista planeje e proponha mudanças no ambiente de trabalho.
- Envolvimento dos sujeitos: onde os próprios trabalhadores identificam os problemas, propões soluções e avaliam as mudanças implementadas ao final do processo. A visão dos trabalhadores é uma fonte importante de informação para orientar o trabalho. Por meio de reuniões é possível detectar problemas, compreender os mesmos para então chegar a alguma solução.
Questão nº 4
Visão
A distância visual deve ser proporcional ao tamanho do objeto de trabalho: um objeto pequeno requer uma distância menor e uma superfície de trabalho mais alta. Os objetos que são comparados continuamente em uma distância visual fixa (menor que um metro) devem estar situados a uma mesma distância visual. A altura de trabalho varia de acordo com a demanda visual.
...