A GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Por: Letícia Melo • 13/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.597 Palavras (15 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ANA LETÍCIA DA SILVA MELO
PORTFÓLIO 01
Anatomia Humana
CRUZEIRO DO SUL
2021
ANA LETÍCIA DA SILVA MELO
PORTFÓLIO 01
ANATOMIA HUMANA
Portfólio descritivo apresentado ao Curso de Graduação Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Claretiano, a ser utilizado como diretrizes para obtenção de nota da disciplina de Anatomia Humana.
Orientador(a): Prof.(a) Esp. Sanderson Samid de Vasconcelos Maia.
CRUZEIRO DO SUL
2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
..........................................................................................04
- REFERENCIAL TEÓRICO
..........................................................................................05
- CONCLUSÃO
...........................................................................................16
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
...........................................................................................17
- INTRODUÇÃO
De acordo com o material disponibilizado na SAV CRC Anatomia Humana Geral, anatomia humana estuda toda a estrutura do corpo humano desde os sistemas até os órgãos. Deste modo, será elaborado um trabalho referente aos aspectos básicos e os principais conceitos para o estudo da Anatomia Humana por meio de um olhar sistemático, tendo como objetivo compreender o funcionamento dos diversos sistemas do nosso corpo.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 DESENVOLVIMENTO
1) Definir anatomia, anatomia sistemática ou sistêmica, anatomia segmentar, anatomia de superfície, anatomia funcional, anatomia aplicada, anatomia radiológica e anatomia comparada.
Anatomia: É a ciência que trata da morfologia e da estrutura dos seres ou órgãos. A anatomia humana entende a dissecação dos seres humanos, o estudo e a descrição do corpo humano em sua morfologia, arquitetura, estrutura e ultraestrutura a nível molecular.
Anatomia Sistemática: Compreende o estudo analítico macro e microscópico dos sistemas orgânicos, considerados separadamente, conforme suas afinidades morfofuncionais.
Anatomia de Superfície: Requer um conhecimento amplo de anatomia sistêmica e regional, onde o profissional irá executar o estudo através do toque. Para isso, precisamos conhecer e identificar, por exemplo, alguma patologia, deformidade das estruturas que compõem o corpo humano.
Anatomia Funcional: Estuda a linguagem do corpo, estabelecendo relações recíprocas e a função das múltiplas estruturas dos diferentes sistemas.
Anatomia Aplicada: Ressalta a consciência dos anatômicos para as atividades médicas, clínicas ou estruturais e para artísticas.
Anatomia Radiológica: Estuda o corpo como propriedades dos raios X e constitui, com uma anatomia de superfície, uma base morfológica das técnicas de progresso clínico.
Anatomia Comparada: Estuda a anatomia de diferentes espécies de animais com enfoque ao desenvolvimento ontogenético e filogenética dos diferentes órgãos.
Ontogenético: desenvolvimento de um indivíduo da concepção da idade adulta.
Filogenética: diferencial evolutivo de uma pessoa ou grupo taxonômico.
2) Conceituar nomenclatura anatômica.
É o termo usado para a linguagem própria na Anatomia. É o conjunto de termos empregados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes.
A nomenclatura anatômica lista os termos anatômicos do latim e grego e seus equivalentes em português. Para exemplificar, o músculo comum do ombro é chamado de musculus deltóides em latim e músculo deltoide em português.
Lembrando que a anatomia é uma ciência descritiva e requer nomes para as muitas estruturas e processos do corpo. Muitos termos dão informações sobre o formato, o tamanho, a localização, a função de uma estrutura ou sobre a semelhança entre duas estruturas.
...