A Importância Do Aleitamento Materno Como Fonte De Prevençao Em Saúde Para O Bebê E Para A Mãe
Por: Keilla Gomes • 31/3/2023 • Artigo • 2.883 Palavras (12 Páginas) • 145 Visualizações
FAVENI
FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
KEILA OLIVEIRA GOMES
A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO COMO FONTE DE PREVENÇAO EM SAÚDE PARA O BEBÊ E PARA A MÃE
RODRIGUES ALVES – ACRE
2022
FAVENI
FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
KEILA OLIVEIRA GOMES
A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO COMO FONTE DE PREVENÇAO EM SAÚDE PARA O BEBÊ E PARA A MÃE
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em enfermagem e saúde da mulher.
RODRIGUES ALVES – ACRE
2022
A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO COMO FONTE DE PREVENÇAO EM SAÚDE PARA O BEBÊ E PARA A MÃE
Autor[1], Keila Oliveira Gomes
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).
RESUMO: O aleitamento materno é extremamente importante para o desenvolvimento da criança nos seis primeiros meses de vida trazendo ainda vários benefícios para a mãe, se tornando necessário da continuidade de forma complementada até os dois anos de vida da criança. O estudo tem o objetivo de identificar a importância do aleitamento materno mediante pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, pontuando os benefícios tanto para o bebe quanto para a mãe. A cerca de artigos disponibilizado na internet, obteve-se resultados que constata que a pratica do aleitamento é bastante benéfico para a mãe e para criança, sendo necessário o inventivo dessa pratica por parte da sociedade como um todo, inclusive do profissional de enfermagem. Conclui-se que, toda mulher precisa está ciente e ser conhecedora do ato de mamar, desde sua gestação, onde deve aprender a posição e pega correta e os benefícios para ela própria, sabendo dos desafios que é, contudo é o alimento adequado do ponto de vista nutritivo, imunológico e também psicológico pois proporciona o vinculo mãe-filho tendo todos os nutrientes que uma criança precisa pra iniciar a vida de forma saudável.
PALAVRAS-CHAVE: Aleitamento. Vinculo. Nutrientes.
- INTRODUÇÃO
A amamentação é uma prática antiga, reconhecida por seu benefício nutricional, imunológico, cognitivo, econômico e social. Tais benefícios são aproveitados em sua plenitude quando a amamentação é praticada por pelo menos dois anos e de forma exclusiva, até o sexto mês de vida (Furtado & Assis, 2018).
A pratica do aleitamento materno vem ganhando espaço em ações de saúde, em palestras e debates, consequentemente por sua grande importância para o desenvolvimento da criança, gerando economia para a mãe e principalmente por ser uma fonte de prevenção em saúde, fortalecendo o sistema imunológico do bebe sendo destacado também os benefícios para a mãe.
É importante que desde as primeiras semanas de gestação a mulher seja orientada e preparada para a chegada deste momento que é a amamentação, pois é um momento que pode se tornar um obstáculo entre mãe e bebê, trazendo traumas, fazendo com que a mulher não se sinta capaz, gerando desconforto e quebrando o vínculo. Contudo, a própria mãe passa a banalizar a pratica do aleitamento exclusivo nos primeiros meses de vida, não dando a importância necessária, achando que esse leite não oferece os nutrientes necessários denominando como “leite fraco”. Dessa forma a falta de conhecimento e questões culturais, podem fazer com algumas mães não deem importância para o aleitamento exclusivo.
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e em sua saúde no longo prazo, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe (Brasil, 2015). O aleitamento materno ainda traz benefícios de longo prazo para a criança, como maior rendimento escolar, maior quociente de inteligência e maior tempo de estudo (Campos, Gouveia, Strada & Moraes, 2020).
Dessa forma, o trabalho tem o objetivo de intensificar a importância do aleitamento materno para o bebê e para a mãe, incentivar e conscientizar a sociedade dos benefícios do leite materno. Proporcionar o aleitamento através da preparação das mamas e de orientações que simplifique o processo evitando as complicações com a lactação. Incentivar as mães sobre sua responsabilidade perante a qualidade de vida do seu bebe e mostrar que ela deve ser a protagonista desse momento.
Portanto, é indispensável o desenvolvimento de estudos e de ações que incentivem a mulher o desejo de amamentar e sempre afirmando a importância do leite materno durante o período preconizado e sobretudo conscientizando a população acerca dos benefícios que o aleitamento materno proporciona tanto para a criança como para a mãe. O aleitamento materno traz consigo inúmeros benefícios como a proteção e nutrição para a criança, além do vínculo afetivo mãe e filho, intervém positivamente na diminuição da morbimortalidade infantil, contendo todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento, sendo capaz de sozinho suprir todas as necessidades da criança até os seis meses se estendendo aos dois anos de idade, além do custo que beneficia as mães, principalmente as de família de baixa renda
...