A Nutrição e Diedética
Por: KeiteTorrieli • 3/2/2025 • Trabalho acadêmico • 3.458 Palavras (14 Páginas) • 4 Visualizações
GRAU TÉCNICO LIMEIRA
DIETOTERAPIA
KEITE NATANE TORRIELI – ENF. 32
LIMEIRA / SP
2024
KEITE NATANE TORRIELI
DIETOTERAPIA
Trabalho apresentado ao Centro de Ensino GRAU TÉCNICO – LIMEIRA, como requisito parcial para aprovação na disciplina: Nutrição e Diedética. Turma – Enf.32, do curso de Técnico em Enfermagem.
Instrutor (a): Katia C. Dias
LIMEIRA / SP
20222
RESUMO
A dietoterapia é uma parte da ciência da nutrição que se dedica a elaborar planos nutricionais para pessoas com doenças ou necessidades específicas. O objetivo da dietoterapia é fornecer ao organismo alimentos ou nutrientes adequados para melhor se adequar à patologia existente.
Os princípios básicos da dietoterapia envolvem a individualização do plano alimentar, considerando as características e necessidades de cada pessoa. Alguns exemplos de dietas que podem ser utilizadas na dietoterapia são as dietas normal, branda e líquida, que podem ser úteis para pessoas com dificuldade de deglutição ou que realizaram alguma cirurgia.
Palavras Chave: Dietoterapia
SUMMARY
Diet therapy is a part of nutrition science that is dedicated to devising nutritional plans for people with specific diseases or needs. The purpose of the Diet therapy is providing the body with adequate food or nutrients to better suit the existing pathology.
The basic principles of diet therapy involve the individualization of the eating plan, considering the characteristics and needs of each person. Some examples of diets that can be used in diet therapy are normal, bland and liquid diets, which can be useful for people with swallowing difficulties or who have undergone surgery.
Keywords: Diet Therapy
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO 6
2. Dietoterapia 7
3. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
1. INTRODUÇÃO
A dietoterapia colabora para a melhora de pacientes hospitalares, as dietas hospitalares variam conforme a condição fisiológica e clínica do enfermo e devem suprir as necessidades nutricionais essenciais.
A alimentação é uma forte aliada para os indivíduos em período de internação hospitalar e tratamento de doenças. Por meio da dietoterapia, é possível oferecer ao organismo do paciente os nutrientes essenciais para a melhora da sua saúde.
Esse recurso alimentar pode ser usado em diversos casos hospitalares, que vai desde dietas de rotina até forma líquida. Cada paciente terá uma prescrição personalizada, respeitando o seu estado clínico e a sua fisiologia.
Um plano alimentar geral pode não funcionar tão bem em um hospital, visto que as necessidades dos indivíduos doentes variam. Por conta disso, os nutricionistas hospitalares criam dietas diferentes que respeitem as condições de saúde do enfermo, assim como alergias e restrições.
2. DIETOTERAPIA
A finalidade da dietoterapia é ofertar ao organismo debilitado os nutrientes adequados, adaptando-os da melhor forma à doença, às condições físicas, psicológicas e nutricionais em que se encontra o paciente a fim de favorecer a recuperação de sua. A Dietoterapia visa à adequação do paciente em determinado momento e situação, para uma alimentação mais adequada. Adaptação – dentro dos limites possíveis – ao paciente, e não o processo inverso. Nem sempre o permitido é o mais adequado. A possibilidade de um paciente ingerir uma dieta normal, de livre escolha, não leva, ao fato de uma dieta "normal" ser a mais adequada no momento. Na maior parte das vezes, as indicações ou proibições de determinados alimentos ou preparações se encontram mais ligados à patologia do que ao paciente que irá ingerir estes alimentos saúde e de seu adequado estado nutricional.
Via preferencial para a alimentação - via oral, se houver trato gastrintestinal integro, em termos de digestão de alimentos e absorção denutrientes, apetite preservado e condições neuromusculares para que a ingestão possa ocorrer
...