A Questão que ajudam em fisiologia
Por: Gabriel Bruno • 22/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.010 Palavras (9 Páginas) • 460 Visualizações
Questões norteadoras de fisiologia do sistema regulador para a NP2
Profa. Dra. Fernanda Maria Veanholi Vechiato Rainha
- Como a é a divisão anatômica da hipófise? R:Lobo anterior e Lobo posterior.
Como ocorre a ligação entre hipotálamo e hipófise? Responda destacando como os neurônios hipotalâmicos se projetam para a neuro-hipófise e para a adeno-hipófise, diferenciando as projeções anatômicas diretas e as projeções fisiológicas que precisam utilizar o sistema porta hipotálamo-hipofisário.R:Neuro-hipófise / hipófise posterior
– A neuro-hipófise representa um acúmulo de axônios cujos corpos celulares
estão no hipotálamo;
– Extensão do tecido neural ligação direta com o hipotálamo;
– Não produz hormônio, apenas armazena e libera os hormônios produzidos pelo hipotálamo.
Adeno-hipófise / hipófise anterior:
– Glândula endócrina verdadeira capaz de sintetizar e liberar hormônios em resposta aos hormônios hipotalâmicos liberados.
Como o hipotálamo influencia a neuro-hipófise e a adeno-hipófise? Responda especificando os tipos de neurônios hipotalâmicos (magnocelulares ou parvocelulares), os hormônios liberados por cada um deles e quais são direcionados para a neuro-hipófise ou adeno-hipófise. Integração entre o hipotálamo e a hipófise ocorre através uma relação vascular entre ambos:
• Função: fazer com que o sangue da eminência mediana (que contêm os hormônios
hipotalâmicos estimuladores e inibidores) cheguem até a hipófise anterior adeno hipófise;
Formado por duas redes capilares interligadas;
• Vasos portais longos
– Porção superior da haste hipofisária que trafega por toda haste até a adeno-hipófise;
• Vasos portais curtos
– Porções de capilares presentes nas porções inferiores da eminência mediana, na haste hipofisária e na neuro-hipófise.
Quais são os hormônios liberados pela neuro-hipófise? ADH ou AVP =Hormônio anti-diurético ou vasopressina OT = Ocitocina
Quais são as funções desempenhadas pelos hormônios liberados pela neuro-hipófise? A principal função do ADH é controlar a osmolalidade e o volume dos líquidos corporais. Os neurônios secretores são ativados em conseqüência do aumento na pressão osmótica ou redução da pressão hidrostática sanguínea. A liberação desse hormônio suscita um potente efeito vasoconstritor, fazendo com que a retenção de água aumente, atuando como hormônio antidiurético.
Quais são os hormônios hipotalâmicos liberados que influenciam a adeno-hipófise? CRH - hormônio liberador de corticotrofina
TRH – hormônio liberador de tireotrofina
GnRH - hormônio liberador de gonadotrofina
GRH - hormônio liberador do hormônio do crescimento
GIH - somatostatina / hormônio inibidor do hormônio do crescimento
PIH - hormônio inibidor da prolactina (dopamina) =tônus inibitório prevalente
Quais são os hormônios liberados pela adeno-hipófise em resposta a estes hormônios hipotalâmicos? Responda descrevendo os eixos hipotálamo-hipófise-glândula. Quais são os eixos hipotálamo-hipófise tonicamente ativa e os inativos? prolactina
Descreva os eixos hipotálamo-hipófise que constantemente está ativo ou inibido, refletindo sobre o que aconteceria na remoção cirúrgica do mesmo com relação ao nível dos hormônios detectados no sangue. Hormônios hipotalâmicos:
Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH)
Hormônio liberador de tireotrofina (TRH)
Hormônio liberador de corticotrofina (CRH)
Hormônio liberador de Prolactina (PRH)
Hormônio inibidor de Prolactina (Dopamina ou DA)
Hormônio liberador de GH (GHRH ou GRH)
Hormônio inibidor de GH (Somatostatina ou SS)
Hormônios da adenohipófise:
Hormônio folículo-estimulante (FSH)
Hormônio luteinizante (LH)
Hormônio tireoestimulante (TSH)
Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH)
Prolactina (PRL)
Hormônio do crescimento (GH)
Qual é a função do hormônio do crescimento (GH) ao longo da vida? Responda destacando as funções observadas na infância e adolescência versus as observadas nos adultos. R: a função do hormônio do crescimento (GH) e o desenvolvimento e crescimento ocorre por toda a vida porem não e um processo instável ah picos de desenvolvimento e crescimento quando criança nos dos primeiros anos de vida depois na adolescência fase do estirão já no adulto ainda temos a liberação do GH porem e muito inferior do que quando na adolescência
Como o GH promove seu efeito fisiológico? Responda descrevendo o eixo hipotálamo-hipófise-crescimento. R: Estimulante =GHRH estimula as células somatotrópicas da adeno-hiófise a sintetizar e excretar GH. inibitório=GHIR ou SS inibi as células somatotrópicas da adeno-hiófise a sintetizar e secretar GH.
Quais são os efeitos promovidos pelo GH e IGF-1? R: GH atua como um hormônio trófico pois estimula a secreção de fatores de crescimentos semelhantes a insulina(IGFs ou somatomedinas) produzidos pelo fígado e outros tecidos, IGF atua junto com o GH para estimular o crescimento dos ossos e dos tecidos moles.
Quais são os distúrbios associados com a deficiência ou excesso de GH? Responda descrevendo como estes distúrbios se correlacionam ao longo da vida? R:Excesso de GH=gigantismo ou acromegalia falta de GH= nanismo,giganstismo e a hipersecreção de GH pode por causa de tumor na hipófise e hipersecreção da síntese do GH, Acromegalia caracteriza-se por um crescimento do esqueleto e dos tecidos moles e por alterações metabólicas, resultante de secreção aumentada de GH,Nanismo= deficiência grave de gh que ocorre na infância , pode ser por causa de deficiência na síntese de GH ou defeito nos receptores de GH.
Quais são os hormônios produzidos pelo pâncreas endócrino?
Glucagon,Ensulina,Somatostatina
Quais são os efeito fisiológico promovidos pela insulina? ”abaixa a glicose no sangue” Aumenta o transporte de glicose na maioria da células ,aumenta a utilização celular e o armazenamento da glicose, aumenta a utilização de aminoácidos e promove a síntese de lipídios.
Quais são os efeito fisiológico promovidos pelo glucagon? “aumenta a glicose no sangue” Estimulo de glicose pelo fígado (Glicogenolise) estimula a degradação de gorduras pelo fígado (cetogênese que pode formar corpos cetônicos) Estimula agliconeogênese nas células musculares.
...