A RESENHA CRITICA
Por: shawnnexposed • 15/11/2018 • Resenha • 344 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
O estudo discute sobre a percepção da docência de administração voltada para Enfermagem sobre o desenvolvimento das competências gerenciais.
O artigo trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória de abordagem qualitativa dividida em 04 categorias.
O principal fundamento da prática profissional do enfermeiro, é a assistência à saúde. Porém, um campo que sempre esteve presente e ligado a este profissional, é a administração.
Esta competência cabe privativamente ao enfermeiro, ele deve coordenar o serviço para garantir uma assistência de qualidade, portanto, se faz necessária competência, conhecimento e habilidade para um bom desempenho da função.
A disciplina de administração voltada a enfermagem tem como objetivo a formação de graduandos capazes de atuar no gerenciamento possibilitando a capacidade teórica/prática e oferecendo possibilidades de desenvolvimento.
Diante de tamanha importância, leitura mostraram que o conhecimento de enfermeiros sobre o processo de trabalho gerencial ainda é escasso, o profissional precisa ter a pro atividade e o interesse em buscar outros meios de aperfeiçoar o conhecimento, mediante esse apontamento a curiosidade sobre a percepção dos docentes sobre o assunto, essa pesquisa foi realizada.
O resultado desse estudo, mostra que a bagagem teórica do profissional implica em sua competência os conhecimentos e habilidades adquiridas devem ser aplicadas em todas as situações, previsíveis ou não, em todo os aspectos, o desconhecimento sobre o gerenciamento é a falta de habilidade, implica no desenvolvimento.
Entretanto houve afirmações que as instituições investem pouco ou não investem nesse desenvolvimento, por simplesmente não estarem preparados.
A leitura do artigo trás a reflexão do quão importante é procurar o aperfeiçoamento seja através de uma pós-graduação, curso ou atuando de fato na área.
Também podemos perceber que ainda algumas instituições não estão preparadas para certos assuntos, então, cabe ao profissional propor e incentivar a equipe e o próprio local de trabalho sobre os pontos benéficos em trazer este aperfeiçoamento.
O estudo foi bem realizado contendo informações completas e esclarecedoras, despertando a curiosidade em quem o lê, e vontade de procurar mais sobre este assunto.
Concluo dizendo que é uma ótima e recomendada leitura a docentes, discentes, graduandos ou apenas curiosos.
Natália Maria dos Santos graduanda de Enfermagem pela faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)
...