A RESENHA CRITICA
Por: ErnaneCesar • 20/5/2021 • Resenha • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 159 Visualizações
FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM [pic 1]
CURSO DE ENFERMAGEM
ERNÂNE CÉSAR VIEIRA DA SILVA
HUDSON DO NASCIMENTO GOMES
EULA PAULA NUNES DE ALMEIDA
JOAQUIM MANFREDO TEIXEIRA FILHO
LÍVIA RAFAELLE COSTA DE ARAÚJO
RESENHA CRITICA
COVID-19: Por que a proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde é prioritária no combate à pandemia?
Atividade apresentada à disciplina Leitura e Produção de Textual I e II, do Curso Graduação em Enfermagem da Faculdade do Maranhão – FACAM, mediado pelo Instituto Olga Portela, com requisito para obtenção de nota parcial. Ministrada pela professora: Silvia Fernanda Costa Rocha Cavalcanti
Situação da pandemia no Brasil
Relato da pandemia no Brasil
O objetivo do Texto é relatar sobre a realidade Pandemia no Brasil. No sistema de informações da COVID-19 observa as promessas relativas à qualidade de informações ou ausência de campos de interesse do trabalhador, que dificultam a consolidação dos dados dos trabalhadores da saúde não existem estimativas oficiais disponíveis até o momento sobre a proporção de trabalhadores da saúde infectados.
Relata ainda sobre a negligência do uso de EPI's que são necessários e indispensáveis e as condições de trabalho precárias decorrente da escassez de recursos e materiais, cargas de trabalho elevadas, entre outros.
A pandemia pela COVID-19, com as intensificações de esforços e exigências para a continuidade, além de sobrecarregar os profissionais de saúde, interiorizam a capacidade por conta do esforço físico e mental. Uma das medidas lançadas, seria a testagem de todos os trabalhadores independentemente da presença de sintomas e o afastamento de profissionais da área de risco acima de 60 anos e com comorbidades.
Pois segundo a cofen os óbitos em até 13/04/2020 foram de 24 trabalhadores de enfermagem mortos pela COVID-19, c infelizmente, o número aumentou consideravelmente até os dias mais atuais. A organização Pan-Americana de saúde (COPAS) após a pandemia H1N1, já sinalizava que, o sistema falho da saúde do Brasil, enfrentaria sérias dificuldades em situações de emergência e desastres.
A importância e as prioridades para os profissionais da área da saúde
Uma batalha contra o covid-19
Atualmente estamos vivendo uma guerra chamada de Covid 19, cujo o nome recebido foi esse. E representa um dos problemas mais grave das últimas décadas. E o mesmo foi se tornando um quadro de emergência muito grande no mundo todo, atingindo grande parte dos idosos. A doença vem causando diversas mudanças na rotina ou na vida das pessoas. Entre elas, o comportamento, as mobilidades, a saúde etc. A pandemia passou a dar novas prioridades para o ser humano, intensificando vários fatores como o sistema público de saúde, da ciência, da tecnologia e vários outros.
Nos últimos anos a crise causou grande impacto para muitas pessoas entre eles a suspensão do trabalho, a diminuição da carga horária e etc... Tudo por causa do crescimento de casos da Covid 19. Todos que trabalham na área da saúde tiveram que se adaptar mais na linha de frente do combate ao coronavírus. O número de óbitos em muitos países tem sido muito alto, entre eles infectados tem sido alguns profissionais da área da saúde.
Isso ocorre devido à falta de responsabilidade da sociedade.
Com isso os países vêm adotando medidas com relação ao surto do coronavírus de acordo com a distribuição de competências legislativas e administrativas, previstas na constituição federal. E isso faz com que possa apresentar esse sistema e se isso é satisfatório dentro dessa crise causada pela Covid 19.
Isso tem se tornado tão sério ultimamente, ganhando uma atenção completamente vista na mídia. Por ser um grande tema e de extrema importância.
No começo da pandemia muitos lugares precisaram ser fechados, pois uma das maiores preocupações está ligada as condições de saúde e segurança dos trabalhadores que estão na linha de frente também dos cuidados aos infectados.
A maioria dos trabalhadores de saúde que atua no atendimento direto ou seja (face a face) com pacientes e usuários terão a maior chance de contato com pessoas portadoras de Covid 19 e consequentemente de se infectar.
Trabalhadores de assistência - Agentes comunitário de saúde.
Trabalhadores da vigilância da saúde - profissionais da vigilância sanitária e epidemiológica.
Trabalhadores da gestão - administradores, gestores , gerentes.
Trabalhadores de apoio - auxiliares administrativos, trabalhadores da copa de fornecimento a alimentação.
Trabalhadores da conservação - trabalhadores da limpeza.
Esses estão dentro das atividades desenvolvidas nos espaços e serviços de saúde que são indicados as medidas de proteção para cada tipo de risco.
Pois o cuidado é fundamental para garantir a vida da população.
Experiências exitosas para a proteção do trabalhador e trabalhadora da saúde no enfrentamento da COVID-19: lições e aprendizados
A análise das experiências de enfrentamento a COVID-19
Em síntese, a pandemia do Covid 19 propiciou que o mundo olhasse com mais cautela e atenção para o cuidado à saúde, revelou vários problemas dos serviços de saúde, reconhecendo impactos provocados pelos sistemas econômicos, políticos e sanitários, e no panorama atual de enfrentamento desse cenário, um grande desafio que se coloca em meio a essa situação é a necessidade de cuidar dos profissionais de saúde.
Além do fato dos trabalhadores da saúde estarem envolvidos direta e indiretamente no enfrentamento da pandemia, estes também enfrentam a falta de investimentos em recursos humanos, materiais, insumos e tecnologias, de forma que impedem de oferecer sua força de trabalho de forma eficiente e segura, oferecendo riscos para si mesmo e para sua família.
Assim, esse cenário é mundial, e deve ser visto e discutido do local ao global analisando as diferentes experiências e estratégias nos mais diferentes espaços e contextos. Em meio a um cenário caótico de exposição dos profissionais da saúde existem relatos de práticas bem sucedidas que visam proteger esses profissionais.
...