A Radiografia na Enfermagem
Por: Tayla Motta • 30/4/2023 • Projeto de pesquisa • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 81 Visualizações
3.5 Radiografia (Raio-X)
Os exames mais lembrados quando se fala em Covid-19 são o RT-PCR, que detecta a presença do coronavírus (Sars-CoV-2), mas o Raio-X também tem seu papel contra o vírus para identificar a gravidade.
O exame utiliza doses de radiação para gerar imagens das estruturas internas do corpo. É um dos exames mais solicitados por ser econômico para triagem e acompanhamento (Lopes, Eduardo, 2022).
Apesar da radiografia não ser o exame por imagem mais indicado, contribui de forma significativa para visualização da área pulmonar e seu comprometimento, que pode ser utilizada para determinados fins médicos.
3.5.1 Como É Realizado, Preparo E Proteção
O processo de produção de uma imagem radiológica é composto basicamente por uma fonte geradora de radiação, o objeto de irradiação (corpo do paciente) e um sistema de registro do resultado da interação do feixe de fótons com o corpo, normalmente, o filme radiográfico sensível à radiação X ou à luz. (Pereira, Ricardo, 2020)
A radiografia (do tipo fixa) necessita de uma sala exclusiva para sua utilização, com suprimento adequado de energia, espaço para movimentação do paciente, técnico e equipe de enfermagem, local reservado para o operador controlar o equipamento à distância, armários para a guarda de acessórios, mesa onde se realizam os exames, entre outros requisitos. (Pereira, Ricardo, 2020)
Atualmente existe normas reguladoras e um plano de proteção radiológica para insta- lações que executam práticas com radiações ionizantes, onde é estabelecido limites toleráveis para cada indivíduo.
De acordo com a portaria 453, de 1988 do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS), no ato da realização de uma imagem radiográfica, apenas o paciente e o profissional responsável por operar o equipamento devem ficar na sala, este profissional deve se colar em local blindado, de tal forma que não seja afetado pelos raios X incidentes. O local deve ser protegido por barreiras protetoras com 0, 5mm de chumbo (ou equivalente) e o profissional deve está usando vestimenta com 0, 25mm de chumbo (ou equivalente) para se proteger da radiação espalhada. (Rocha, Francisco, 2018)
Alguns acessórios são usados no ambiente de trabalhos para proteger o profissional da
área radiológica como: Avental plumbífero para proteção do corpo e costas do operador, com espessura mínima recomendada de 0, 50mm de chumbo (Pb); Protetor de genitais para proteção dos genitais do operador, com espessura recomendada
de 2mm/Pb; Protetor de tireoide, para proteção da glândula tireoide do operador; Protetor para mãos, luvas com no mínimo 2mm de chumbo (Pb); entre outros. (Rocha, Francisco, 2018)
Depois vem a preparação do paciente, que deve remover peças de roupa de acordo com a necessidade e vestir o avental de chumbo para se proteger da radiação.
Após posicionar corretamente o paciente, seja em frente ao mural, seja deitado na mesa, é preciso colocar o filme radiológico no equipamento e conferir se a grade está na posição.
Depois de todos esses passos, o técnico entra na sala especialmente protegida por paredes de chumbo e define os parâmetros específicos para aquele exame por meio do console de operação.
3.5.2 Proteção Dos Pacientes E Dos Profissionais De Saúde na Pandemia
Neste momento de pandemia pela COVID-19, é fundamental a proteção adequada ao paciente e aos profissionais de saúde envolvidos no seu atendimento.
Os pacientes com sintomas respiratórios devem receber máscara cirúrgica para proteção dos demais contatos e equipes de atendimento, serem orientados a higienizar suas mãos com álcool em gel e encaminhados diretamente ao setor de realização do exame, com priorização do seu atendimento.
Os profissionais de saúde que forem realizar o atendimento do paciente no setor de imagem (equipes técnica, médica e de enfermagem) devem buscar manter distanciamento seguro do paciente e portar EPIs completos, compostos por máscara cirúrgica (máscara N95 para procedimentos geradores de aerossol), avental descartável de manga longa, gorro, óculos de proteção e luvas descartáveis. Ao final do exame de imagem, deve ser realizada limpeza terminal da sala de exame e dos equipamentos, devendo a equipe de limpeza portar EPIs completos conforme descritos acima; em caso de procedimentos geradores de aerossol ou quando o paciente tiver removido a máscara, além da limpeza terminal da sala recomenda-se deixá-la fechada para novos atendimentos por pelo menos 30 minutos. (Meirelles, Gustavo, 2020).
3.5.3 Alterações e Achados na Radiografia
O vírus atinge principalmente o trato respiratório, tendo o pulmão como principal alvo, podendo provocar sérias infecções no mesmo (como a pneumonia viral), diante disso a radiografia de tórax a qual apresenta imagens da região de possível maior comprometimento pode ser utilizada. A medida que a doença progride a radiografia é capaz de detectar opacidade nos pulmões. Em casos mais graves, é possível visualizar o fluido pleural (Loureiro, Camila et al, 2020).
...