A Teoria do Alcance de Metas
Por: anacalau • 4/4/2015 • Resenha • 1.235 Palavras (5 Páginas) • 914 Visualizações
[pic 1]
Imogenes King
Disciplina: Processo de Cuidar IV
Curso: Enfermagem - 5ª série diurno
Professora: Elza Figueira
São José dos Campos – SP
2015
Introdução
Imogenes King, nasceu em 1923 natural do Estados Unidos, se formou no ano de 46 em educação básica de enfermagem na escola de enfermagem do Hospital St. John no Missouri. Em 48, tornou-se Bacharel em Ciência da Educação de Enfermagem e em 57, conquistou o título de mestre em Enfermagem. Neste período trabalhou como consultora, desenvolvendo também atividades educacionais, administrativas e hospitalares, exercendo cargo de diretora da escola de Enfermagem de Ohio, subdiretora de enfermagem no St. John Hospital School.
Em 61, obteve o título de Doutorado pela Universidade de Colúmbia, em New York, recebendo, também em 80, o título de doutor Honorário pela universidade Illinois.
Dedicou-se entre 61 e 66, a seu livro “Toward a Theory For Nursing: general Concepts of Human Behvior,” publicado e 71, sendo o seu título em português: “Rumo a uma teoria para a enfermagem: conceitos gerais de comportamento humano”, neste livro ela fala da enfermagem como disciplina aplicada. Em 81, com a publicação do seu segundo livro “A theory of nurssing systems, Concepts, Process”, ampliou a estrutura original e expandiu a bibliografia, relacionado os seus conceitos a estrutura de assistência à saúde.
King desenvolveu estudos voltados para a postura profissional do enfermeiro, questionando a visão deste frente aos desafios impostos em suas vidas profissionais, decisões a serem tomadas baseadas nas informações coletadas para fundamentar e embasar suas ideias, não deixando de utilizar para tal seu conhecimento e habilidade profissional.
A teoria de Imogenes foi desenvolvida tendo como base conceitos de como alcançar objetivos de saúde para o cliente, sendo que em seu ponto de vista isso só aconteceria através do diálogo e negociação entre o enfermeiro e cliente, numa organização formada pelos sistemas pessoais, sistemas interpessoais e sistemas sociais. Sua meta é auxiliar os indivíduos a se manterem saudáveis e, ajudá-los a exercer suas atividades na sociedade. Os meios para alcançar uma meta comum variam em cada grupo profissional e de acordo com seus papeis e funções na sociedade. A meta global das enfermeiras é promover a saúde, prevenir a doença, e se preocupar com o doente.
Desenvolvimento
Teoria do Alcance de Metas
Sua teoria é baseada em conceitos a partir do foco central que é o alcance de objetivos de saúde para o cliente. A saúde é definida como ajuste contínuo a estressores no ambiente interno e externo através dos recursos de otimização para alcançar um potencial máximo para viver. Para isso é necessário se empregar três sistemas interativos:
- Sistema pessoal: é o tipo de sistema compreendido por um indivíduo em um ambiente. Esse sistema engloba os conceitos de percepção, ego, imagem corporal, crescimento, desenvolvimento, tempo e espaço.
- Sistema interpessoal: é formado pelo agrupamento de indivíduos em díades, tríades e pequenos e grandes grupos. Nesse sistema, são englobados os seguintes conceitos: papel, interação, comunicação, transação e estresse.
- Sistema social: dá-se pela reunião de grupos com interesses e necessidades especiais, formando organizações e compondo sociedades.
Atendendo assim os metaparadigmas da enfermagem em sua teoria de alcance de metas quando relaciona o ser humano, enfermagem, saúde e ambiente, quando king desenvolveu sua teoria de forma simples e de fácil compreensão os parâmetros claramente definidos e inter-relacionados de uma forma lógica e coerente, sendo que os objetivos serão alcançados se ocorrer transações nas interações, crescimento e o desenvolvimento serão fortalecidos ou seja o diálogo e compreensão entre ambos se faz necessário para o alcance das metas já do lado do profissional acrescenta-se o conhecimento especifico de sua profissão; há então a necessidade de um trabalho em equipe que engloba cliente e enfermagem..
Quando ocorre essas interações as enfermeiras recebem informações, observam e avaliam parâmetros dos clientes, interpretam e dão informações apropriadas para ajudar os clientes a estabelecerem objetivos, os clientes por sua vez observam a enfermeira, fazem perguntas, oferecem informações e participam da determinação de suas metas ocorrendo uma troca mutua para o melhor tratamento. Sendo que a teoria de King surgiu da necessidade de controlar essa relação enfermeiro e cliente, esse conceito se ampliou em 1981 quando foi relacionado com a estrutura de assistência à saúde. O estabelecimento na díade enfermeira-paciente, tríades enfermeira paciente e família, pequenos e grandes grupos e a determinação de meios que viabilizem uma recuperação mais rápida. Segundo King começamos com a interação inicial que é o primeiro contato enfermeira/paciente que induz uma reação, influenciada pela percepção que um tem do outro e pela comunicação estabelecida entre eles , o diagnóstico é a detecção das necessidades de cuidado dos seres humanos com vistas a alcançar a saúde, devendo ser confirmado com os pacientes estabelecendo metas comuns à díade enfermeira-paciente, baseando-se nos diagnósticos detectados e em comum acordo das partes, promovendo meios para alcançar as metas traçadas, devendo haver concordância entre ambas as partes sobre estes meios, a evolução, que é a avaliação contínua do alcance de metas, ressaltando fatores intervenientes nos três sistemas, para desenvolver a capacidade do paciente de enfrentar problemas, desenvolvendo-se bem nos papéis cotidianos.
...