A importância do Enfermeiro líder nos cuidados de enfermagem
Por: jeanpedrodavi • 16/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.255 Palavras (6 Páginas) • 1.814 Visualizações
A importância do Enfermeiro líder nos cuidados de enfermagem
Revisão da Literatura / Contextualização
Com os avanços do mundo as empresas passam cada vez mais por transformações crescentes nas áreas cientifica e tecnológica, as quais necessitam de mão de obra de pessoas qualificadas e capacitadas, fazendo com que as empresas invistam no capital humano.
Neste cenário, a figura do líder ganha destaque, pois tem a característica de influenciar um grupo de pessoas a atingir metas, ou seja a busca pelos resultados. Para isso é necessário que a empresa obtenha com importância a capacitação dos deus lideres, promovendo palestras, cursos ou treinamentos, visando o relacionamento com seus liderados, promovendo um ambiente mais harmônico e produtivo
Pra conseguir os resultados desejados, o líder precisa de estar motivado e desenvolver uma relação de confiança com os membros da equipe, por meio de condutas éticas transparentes. Os conflitos dentro da equipe passa ser um grande desafio e o líder devera estar atento a desenvolver suas habilidades para resolução do problema e atrair o interesse das pessoas. O desempenho dos liderados pode estra ligado diretamente, as formas interpessoais desenvolvida pelo líder e pode ser fundamental para o aprendizado do grupo na sequencia do trabalho.
A enfermagem de forma geral está interligado no ato do cuidar, cuidar das pessoas, o enfermeiro de maneira inevitável a tarefas que lhe são exigidos, desenvolve habilidades de liderança. É necessário e importante que o enfermeiro desempenhe o papel de líder em qualquer instituição que conte com o serviço da equipe de enfermagem.
O enfermeiro como líder deverá ficar atento em cuidar das pessoas, oferecer a sua equipe protocolos que ajudem e auxiliem na qualidade do cuidar, mas, ser enfermeiro não significa somente em prestar cuidados aos clientes, mas sim, cuidar da relação cliente/equipe, dos liderados, do ambiente físico, com a equipe multidisciplinar e outros. O líder não pode ficar preso somente a tarefas, e sim atenção ao relacionamento entre os membros da equipe, desenvolvendo a motivação no grupo, evitar a rotatividade dos profissionais em virtude a não aceitação do enfermeiro como líder fazendo com que se prejudique a assistência ao cliente, interferindo na qualidade do trabalho e cuidados de enfermagem.
O líder da equipe deverá ser o exemplo positivo para seus liderados através da sua conduta profissional e pessoal, ética e respeito aos outros, que são características primordiais no ato de liderar. O artigo 15 que regulamenta o exercício profissional de enfermagem, lei nº 7.498/1986, confere ao enfermeiro a função de chefe da equipe de enfermagem (HARADA,2011). Sendo assim, a lei determina que o enfermeiro seja o responsável por sua equipe, ou seja, lidere a equipe de enfermagem e assuma a responsabilidade pelos resultados da assistência de enfermagem prestada ao cliente.
A forma de como essa liderança será realizada fará toda a diferença e esse aspecto da maneira de como esse profissional é visto pela sociedade, é respeitado ou não pela equipe e obtém ou não resultados as necessidades dos clientes. O mundo está cada vez mais desenvolvido e exige do enfermeiro novos conceitos de liderança se comparando com Florence Nightingale, que em sua época a sociedade repudiava as mulheres que trabalhavam fora dos seus lares, ocasionando a dependência pelo homem para sobreviver, isso mostra a submissão de Florence aos médicos da época. Hoje, enfermeiros de ambos os gêneros, que através de pesquisas apoie-se cada vez mais na ciência da enfermagem, além do enfermeiro (nível superior), a equipe de enfermagem é composta por profissionais de nível médio ( Técnicos e Auxiliares de enfermagem ) que sempre deverá ser gerenciado pelo enfermeiro, que além de liderar sua equipe, poderá ainda exercer cargos de Diretoria, Chefia, Supervisor, dentre outros. O que define a forma de cuidados aos clientes está relacionado diretamente de como esse líder lidera sua equipe, a liderança voltada para o cuidado de enfermagem comprometido ou não com as necessidades das pessoas. Na teoria, essa é a maior concepção adotadas por muitos lideres, mas a ideia que se circula na maioria dos profissionais da enfermagem e estudantes, é a de que existe uma separação vasta de gestão e cuidado, mas de certa forma o cuidado humanizado está sim relacionado e ligado ao tipo de gestão ou liderança onde o mais beneficiado é o cliente/paciente.
Um dos motivos que dificulta a liderança do enfermeiro é sem duvida a má remuneração a equipe, isso faz com que muitos profissionais optam por mais de um emprego que resulta na sobrecarga de trabalho, estresse, insatisfação e desgaste físico e emocional, atingindo diretamente o cuidado de enfermagem ao cliente. Isso faz com que o enfermeiro-líder busque o conhecimento e respeito com sua equipe, conheça e identifique pontos a ser resolvidos e gerenciados que não comprometa o cuidado.
A comunicação é um fator importante dentro da equipe de enfermagem, sendo clara, compreensível e transparente, a equipe deverá expor suas opiniões de compreensão ou não, ou seja, nesse momento o enfermeiro passa ser um bom ouvinte, esse é um cuidado de liderança que o enfermeiro deverá adotar dentro da equipe, com a ausência da comunicação, pode ser que a equipe trabalhe muito, mas não consiga os resultados preestabelecidos.
Ser enfermeiro é: Ser líder; Ser ético; Ter autonomia; Usar o SAE e gerenciar cuidados; Gerenciar riscos; Estabelecer e conhecer seus limites; Saber gerenciar a enfermagem; Delegar tarefas; Estar antenado com o mundo; Gerenciar pessoas; Gostar de pessoas; Amar o que faz e Tomar decisões ( HARADA, 2011 ).
O enfermeiro com o cargo de líder passa ser o profissional mais notável na instituição onde trabalha e ele corre o risco de ser mal interpretado por membros da equipe e, para se manter no cargo de chefia muitos apresentam atitudes imaturas, perseguindo e tratando com injustiças seus liderados ou concorrentes. Por isso, o enfermeiro deverá sempre estar preparado a adaptação com todos os tipos de pessoas, seja pessoas clientes ou pessoas de sua equipe.
...