ATENÇÃO BÁSICA - GESTÃO DA UNIDADE E DA ASSISTÊNCIA
Por: tainararoman • 5/2/2019 • Trabalho acadêmico • 866 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ESCOLA DE ENFERMAGEM
TAINARA DE CARVALHO ROMANO
ESTÁGIO CURRICULAR II
ATENÇÃO BÁSICA - GESTÃO DA UNIDADE E DA ASSISTÊNCIA
ALFENAS/MG 2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ESCOLA DE ENFERMAGEM
TAINARA DE CARVALHO ROMANO
ESTÁGIO CURRICULAR II
ATENÇÃO BÁSICA – GESTÃO DA UNIDADE E DA ASSISTÊNCIA
Trabalho apresentado à disciplina de Atenção Básica do Estágio Curricular. II
Preceptora: Prof.ª Drª Patrícia Scotini Freitas e
Enfermeira: Darlene Gomes.
ALFENAS/MG 2017
Introdução
O presente estudo foi realizado na ESF Nova América II localizado à Rua Wanderley de Costa nº 235, bairro Jardim América sob a responsabilidade da enfermeira Darlene Moreira Gomes no período de 20 de fevereiro à 12 de abril de 2017. O estudo foi realizado em duas etapas usando como referencial o arco de Maguerez, o qual é uma das estratégias de ensino aprendizagem para o desenvolvimento da problematização. O arco é composto por cinco etapas que acontece a partir da realidade social: a observação da realidade, os pontos-chaves, a teorização, as hipóteses de solução e a aplicação à realidade.
A primeira etapa que é a observação da realidade, importante para identificação da situação problema prioritária foi realizada através do Braistorming e com o auxílio da ferramenta Matiz GUT, utilizou-se também a ferramenta Espinha de Peixe para identificação dos ontos- chaves. Em seguida, realizou-se uma busca na literatura para a teorização. Na segunda etapa foi aplicada a ferramenta 5W3H para identificar hipóteses de solução e por fim, foram executadas as hipóteses de soluções (MITRE et al, 2008).
OBSERVANDO A REALIDADE
O ESF Jardim Nova América II está localizado à Rua Wanderley de Costa nº 235, bairro Jardim América sob a responsabilidade da enfermeira Darlene Moreira Gomes. A equipe é composta por 1 enfermeira, 1 técnica em enfermagem, 1 médico, 6 agentes comunitários, 1 dentista, 1 auxiliar de dentista, 1 serviços gerais e 1 recepcionista; O PSF conta com o apoio da equipe do NASF que é composto por 1 fonoaudióloga, 1 psicóloga, 1 nutricionista e 1 educador físico. Tendo em vista que a atividade a ser realizada no atual momento tem como foco a gestão da assistência e da unidade de saúde foi realizada uma reunião com a enfermeira para analisar e apontar quais seriam as principais limitações da unidade e os respectivos problemas em relação à gestão. Para a realização dessa atividade foi proposto aos membros da equipe à realização do Brainstormig. De acordo com Alves (2012) o Brainstorming também denominado como tempestade de ideias, é uma técnica utilizada em equipe, na qual os componentes contribuem com sua percepção sobre determinado assunto que necessite de solução. Durante a aplicação do Brainstormig emergiram os seguintes pontos: Planejamento da agenda, Identificação dos colaboradores, Agendamento de especialidade, Classificação das famílias. Ao analisar os problemas apontados, é possível observar que muitos dos problemas surgiram em decorrência da falta de planejamento. A unidade está em atividade há dois anos e a divisão da rotina ainda não está em equilíbrio, o que leva ao comprometimento de outros campos e gera os problemas alegados. Sabendo que nem sempre é possível atuar para a resolução de todos os problemas existentes na unidade ou nas diversas causas de um determinado problema foi utilizada a ferramenta de gestão “Matriz GUT” que propõe a priorização de problemas (ALVES, 2012; RODRIGUES et al., 2013). Assim sendo, os problemas são analisados sob a perspectiva de sua gravidade (G), urgência (U) e tendência (T), atribuindo-se um valor inteiro de 1 a 5, onde 1 representa a menor intensidade e 5, a maior intensidade (ALVES, 2012).
MATRIZ GUT
A Matriz GUT é uma maneira de tratar os problemas e priorizá-los. Foi realizado o levantamento dos principais problemas (que se deu pelo brainstorming). A matriz permite quantificar cada uma dessas causas de acordo com a gravidade, urgência e tendência (GOMES, 2006).
∙ Gravidade é o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão em longo prazo, caso o problema não seja resolvido.
∙ Urgência é a relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
...