Aleitamento Materno
Por: UNIBRAVOS • 8/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 452 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
ALEITAMENTO MATERNO
O ato de amamentar é natural e fisiológico e proporciona um vínculo maior da mãe com o bebê, bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos, seu desenvolvimento mental e melhor, assim como a formação da boca e alinhamento dos dentes.
Dentro de conceitos normais de vida social e humana ou seja em relação mãe e filho, desde o nascimento até os 2 anos de vida se deve amamentar com o leite materno. Por exclusividade os 6 primeiros meses de vida, essencial esses primeiros meses. Quando se fala exclusivamente, é que somente alimentará a criança (bebê) com o leite materno, e que somente após 6 meses poderá se introduzir alimentos de diversas formas na dieta da criança.
Exemplos de Dieta:
(0-6 meses) – Aleitamento materno exclusivo.
(7-12 meses) – Leite materno livre + papinha de frutas + papinha salgada (legumes) + papinha de fruta + papinha salgada (legumes) + leite materno.
(12-24 meses) – Leite materno + frutas com cereais + almoço + frutas com cereais ou pão integral + jantar.
O leite materno possuí todos os nutrientes necessários que o bebê precisa tais como proteínas, açúcar, gorduras, vitaminas e água além de anticorpos e glóbulos brancos que protegem contra várias doenças como por exemplo otites, alergias, vômitos, diarreia... por essa razão não e necessário dar outros alimentos como chá, sucos, água e outros leites, o leite materno e digerido mais facilmente.
A mãe que amamenta se sente menos ansiosa e mais segura, ajuda o útero a voltar a seu tamanho normal, a perda do sangue pós parto cessa mais rapidamente dentre outras vantagens.
O leite de transição (descida do leite) é a passagem do colostro para o leite maduro, produzido em maior quantidade tem a coloração esbranquiçada, sendo produzido por volta sétimo ao décimo dia após o parto, podendo se estender por até 2 semanas.
O Colostro é o leite secretado nos primeiros dias após o parto (até 1 semana). É caracterizado por um líquido amarelado e espesso, com alta concentração proteica e menor quantidade de lactose e menos gordura, é rico em imunoglobulinas, dá a primeira imunização ao RN (células do sistema imunológico) – IgA, IgM e IgE.
E por último temos o Leite Maduro, que possui composição mais estável a partir do décimo quinto dia após o parto.
A composição do leite varia durante a mamada, no início é mais rico em água, e em aproximadamente cinco minutos fica em matéria gorda, que sacia o bebê. E por isso que se esvazia uma mama para oferecer a outra. O aleitamento materno só traz vantagens para mãe, para o bebê e para a família.
Bibliografia - (Referencias de estudos)
http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v36n3/10493.pdf - 29/10/2015 as 17h20min.
https://ava.uninove.br/seu/SEUEAD/EAD0001/SEU_EAD0006.php? (Pesquisa interna da universidade nove de julho – ferramenta AVA – 29/10/2015 as 17h50min.)
...